Cobertura: 4º Dia Mundial de D&D na Terramédia

Manhã ensolarada. Sábado, 3 de Novembro — Dia Mundial de D&D. As 10h15 da manhã já haviam jogadores ávidos á espera de Mestres se reunindo na lanchonete da Terramédia, aqui no bairro do Cambuci, em São Paulo. Os Mestres, por sua vez, não demoraram: todos chegaram no horário e às 11h00 em ponto a organização já estava abrindo inscrições pra uma fila digna de nota pra um evento que aconteceu no meio de feriado prolongado.
Inicialmente, conversei alguns jogadores que estavam confusos á respeito da existência (ou não) de pré-inscrições, mas tudo foi aparentemente resolvido, já que encontrei com eles se divertindo pelo evento, no decorrer do dia. Foi dada prioridade para os pré-inscritos que estavam presentes na abertura do evento e depois a fila correu por ordem de chegada. Embora alguns colegas que convidei não tenham conseguido chegar á tempo de pegar vagas (Kun e Cabanas, foi por pouco… Pra compensar, podem escolher qualquer coisa que eu mestro, ok?!), fiquei feliz por ver o salão da Devir tão recheado de heróis, monstros e armadilhas em tão pouco tempo!

Como Mestres, marcaram presença o pessoal do grupo “Os Arautos” (de uniforme e tudo! Gostei de ver!), a galera da REDE RPG (grande Ons e sua turma!), os inscritos pela organização da Devir (Alô César, DR, Benito Alex!) e, obviamente, o d3system. As mesas estavam animadas, vibrantes e divertidas. Os “kits” distribuídos como prêmios para os mestres e jogadores eram bem caprichados e foram usados durante toda a aventura pra deixar o jogo ainda mais cativante.
Aliás, os brindes foram um show á parte: todos os participantes — sem exceção — receberam prêmios! Os Mestres ganharam uma aventura completa, com todos os acessórios necessários para conduzi-la (um conjunto de dados, miniaturas personalizadas de todos os monstros, cartões de estatísticas e mapas em escala) e cada jogador recebeu uma caixinha muito simpática que continha a miniatura do seu personagem, uma planilha estilizada (e simplificada), e um conjunto com dado e lápis estilizados. No final do jogo, todos receberam uma miniatura exclusiva: um diabo verde (o produto de limpeza não! O monstro mesmo!). Preview da 4E inclusive, um capricho só!

A aventura que todos jogamos não deixou nada a desejar: “Fall of Frostsilver” (“A Queda de Prata Álgida”) contava a história empolgante de um grupo de aventureiros (entre eles, uma dupla de anões irmãos — clérigo e paladino), tentando encontrar e restaurar a glória do antigo lar do seu clã, abandonado há muitos séculos em meio às cordilheiras do Vale do Vento Gélido. Entre os inimigos haviam muitos goblinóides, um drow enfezado e um mago duergar osso-duro-de-roer! O módulo era simples, prático e dava abertura para o Mestre incluir ou remover encontros com muita liberdade. Eu mesmo fiz várias modificações na minha versão da aventura: nunca mais vou esquecer o trabalhão que deu aos PJ’s aquele goblin mutante criado pelo mago duergar ou a cena dramática do anão clérigo (dá-lhe Istivan!) se arriscando até o último fio de cabelo pra cobrir a fuga do grupo que estava sendo perseguido por uma aranha gigantesca e demoníaca invocada pelo drow! Adrenalina á mil! Diversão sem limite! Valeu turma!
Mesmo debaixo do temporal que desabou á tarde, houve uma segunda sessão de jogos de RPG de mesa no período da tarde. Além das mesas, houveram partidas impressionantes de D&D Miniaturas (dragões, gigantes, lobisomens e muito d20 voando!), a bagunça da molecada se divertindo nos duelos de pokémon cardgame (”Energia Um! Energia Dois! Energia Três! Vai! Vai! Vaaaaaaaai!”) e as batalhas de Guilty Gear e Dragon Ball disputadas no videogame (fez família? paga a coca! Há!).

Como sempre, meu muito obrigado a todos os mestres e jogadores que prestigiaram o evento. Faço questão de ressaltar a importância que tem a participação de nós, jogadores e fãs conscientes do hobby. Meus agradecimentos especiais vão para o Filipi (que apareceu!), pra toda galera “de lei” da Devir (já citados acima), pro pessoal d’Os Arautos (Xandy, Retz, Gustavo, Duda e toda turma!), pro Fernando e Maurício do Tiamat Miniaturas (que tiveram uma tremenda paciência comigo), pro d3 (que me deu um tremendo de um bolo), e, obviamente pros meus companheiros de aventura: Alexandra (”Dear mylady! Welcome to D&D!”), Daniel (oriental! anão! paladino! herói!), Chico (”napolitano!?”), Rodrigo (”A Gente Somus Hotmail!”), Luiz (que foi Elfa no jogo, mas é jogador macho pra caramba!) e ao Istivan (”Moradin é o c… meu nome é zé piqueno p…!”). Foi realmente incrível dividir um dia quase inteiro do meu feriado com todos vocês! A aventura foi espetacular (e o bendito do clérigo sobreviveu! Eu não acreditei!).
Classificação do Cobbi: |
|
| Organização: | 9 |
| Atrações: | 9 |
| Infra-estrutura: | 7 |
| Localização: | 8 |
| Público: | 10 |
| NOTA FINAL: | 8,5 |
O que faltou pro 10?
Na organização, teve o incidente da pré-inscrição. Nas atrações, faltou mais diversidade (não teve campeonato de nada? Nem sorteio?). A infra-estrutura tinha só básico (banheiros, limpeza e espaço pra todo mundo sentar) mas o ambiente ficou bem quente e barulhento demais no decorrer do dia e a lanchonete ficou inacessível com o temporal (eu passei fome). Na localização, faltou um mapa do local no site do evento. O lugar é longe do metrô, não tem estacionamento nem fluxo de ônibus pela frente. O público, não faltou nada! Tava dez!
Fotos:
| Ao combate! | Tumulto chuíla! | D&D Minis |
