Estréia: Germana C. Viana do Azul Calcinha

Postado no dia 27 de julho de 2009 por em Artigos, Colunas

Azul-logoAmpliando cada vez mais as colunas do d3system, essa semana temos o prazer de publicar um artigo de Germana C. Viana, editora, agenciadora e desenhista do estúdio Art&Comics, além de co-criadora e escritora do blog Azul Calcinha — que deve retornar em breve.
Seja bem-vinda à turma, Germana. Agora podemos dizer que o d3system tem um pouco mais de cor e sensibilidade.

Sobre Heróis e Supers

E aí, me chamaram para escrever uma coluna aqui no d3System. Tá, não sou uma virgin no quesito coluna, mas tenho andado enferrujada, uma vez que depois que comecei a trabalhar com quadrinhos, parei de escrever sobre quadrinhos – esquisito isso…

E nada mais adequado para retomar o fio da meada, que falar de um dos artistas que me fez olhar com carinho para o quadrinho mainstream, e explodiu os meus conceitos! Não que eu não lesse supers entre os europeus e alternativos que dominavam minha estante, alimentando a minha tenra juventude bobinha e preconceituosa contra qualquer coisa menos cabeção – heh – eu já curtia supers então, mas este cara me mostrou que mesmo entre o povo de collant e cuequinha, poderia existir uma narrativa visual phoddástica!

Estou falando de David Mazzucchelli.

Nascido em 1960, David Mazzucchelli ficou mundialmente famoso entre os fãs das HQ de heróis por suas participações nas duas maiores editoras do ramo: Marvel e DC Comics. E fique sabendo que ele começou a trabalhar com os supermascarados quando ainda estava cursando pintura na Rhode Island School of Design.

Tenho até vergonha de perguntar se você já leu A Queda de Murdock, porque se você se interessou em bater o olho uma coluna sobre quadrinhos, já deve ter lido, mas se nunca leu, tenho inveja de você — vai ver tudo aquilo pela primeira vez! O realismo e a dramaticidade de cada quadro que esse “sanavabich” desenhou é simplesmente indescritível — todo o clima de paranóia, opressão, loucura e redenção que a história precisa transmitir estão ali em cada linha, cada movimento, cada sombra. E cara, ninguém desenha uma cidade como Mazzucchelli! Leia, ou releia!
E de quebra, você ainda poderá acompanhar uma fantástica história do Frank Miller, antes deste senhor esclerosar total — sério.
Ben Urich - Queda de Murdock

Obviamente, Mazzucchelli não parou no Demolidor, aliás, ele já tinha desenhado outro ídolo meu antes, em 1983 – atire a primeira pedra quem nunca gostou do Mestre do Kung Fu! – (se vai procurar na coleção, foi na edição 121, me desculpe, não lembro se foi publicada por aqui nos “formatinhos”), fez The Further Adventures of Indiana Jones, Star Wars (qualé, as pessoas precisam pagar contas) e ainda, >em>X-Factor. Mas nem só de Marvel viveu o passado de Mazzucchelli; como disse anteriormente, ele também emprestou sua arte para a DC Comics — e foi na DC que novamente sua parceria com Frank Miller rendeu outro clássico: Batman: Ano Um. Outro ícone das HQs, tenho certeza que você leu, é inesquecível.

Mas mesmo sendo um bem-sucedido artista do mundo dos quadrinhos comerciais, não é que o danado decidiu se voltar para o lado artsy e independente? (Perfeito, acabou com qualquer conflito que pudesse ter sobrado no meu coraçãozinho.) O traço é outro, estilizado, limpo! Mas ainda é o mesmo, está lá todo o estilo, todo o clima e toda a sombra que faz com que um único quadrinho conte mais história que mil páginas. E quer saber? Preciso reforçar: Ninguém desenha uma cidade como Mazzucchelli!

Se quiser dar uma olhada nesses trabalhos mais pessoais dê um pulinho no site da Fantagraphics. Tente não se distrair com tanta coisa bacana por lá te seduzindo e encomende algumas das antologias das quais ele participou como Snake Eyes números 1 e 3, Zero Zero, números 2, 11 e 27 ou ainda The Boy Who Loved Comics que saiu no The Comics Journal Special número 1. Mas não só a Fantagraphics publicou o material de Mazzucchelli: você também pode encontrar coisas dele na Drawn & Quarterly e na Caliber Comics.

Entre tantas antologias, pode-se destacar a belíssima Rubber Blanket criada por Mazzucchelli e pelo pintor Richmond Lewis. Altamente recomendável para a sua coleção, caso você já não tenha.

City of Glass

Outro destaque entre seus trabalhos independentes é o resultado de sua parceria com Paul Karasik: City of Glass. Publicada pela primeira vez em 1994, essa graphic novel é a adaptação do livro de mesmo nome do maravilhoso Paul Auster (como assim, nunca leu nada do Auster? É demais! Corre lá, tem em formato pocket, é barato – e, nem só de quadrinhos pode viver o olho nerd!).
Asterios Polyp - capa
E há alguns dias, no dia 07 de julho para ser mais precisa, foi lançado Asterios Polyp. Preciso ser honesta com você, decidi que seria Mazzucchelli o tema da coluna pelo motivo que mencionei antes mas também devido ao siricutico que estou sentindo para ler esta graphic novel. Tudo o que sei, é que deve ser ma-ra-vi-lho-sa. E que fala de Asterios Polyp, um carinha bem-sucedido de meia-idade, que mora em Nova Iorque e cuja rotina vai pro espaço quando seu apartamento é destruído por um incêndio. Sei ainda que a arte está divina e que o projeto gráfico da publicação está de cair o queixo e completa a história. Ah, a outra coisa que sei, é que a minha cópia chegará em algumas semanas – daí, eu te conto se é phoddástico como estou esperando que seja.

Abaixo, uma das páginas internas.

Asterios Polyp - interno

Germana C. Viana criou, com suas melhores amigas, o site Azul Calcinha (e que vai voltar em breve), é desenhista e trabalha com agenciamento de artistas para o estúdio Art&Comics.

13 Comentários

Thiago Augusto

27 de julho de 2009

Ótimo texto Gê. Mazuchelli é o cara para desenhar “tretas” ninja. Os golpes do Murdock são sensacionais em seus traços.
E, como diz aí embaixo, espero que o AzulCalcinha volte em breve.
Beijos

Rey Ooze

27 de julho de 2009

Parabéns, Ger, pela sua Belíssima Estréia!
Aguardamos mais!! ;-)

Tsu

27 de julho de 2009

eu já visitei o azul calcinha algumas vezes.
Lembro q tinha uma coluna de rpg tb

Tio Nitro

27 de julho de 2009

Mandou muuutíssimo bem! A adaptação da obra do Paul Auster é uma dos meus quadrinhos favoritos do Mazuchelli!

Seja bem vinda ao D3 System! :)

Fabio Negro

27 de julho de 2009

assim como Fred Astaire e Baryshnikov babaram com a dança do Michael Jakcson.

o que o MAZZUCCHELLI desenhou em Cidade de Vidro (City of Glass) faria os mestres clássicos dos quadrinhos babarem até às cuecas!
uma ralo virando um a passarinho, virando um cérebro, virando um labirinto, virando uma árvore…. MEU DEEEEEUS!!!

é muita sacada!

http://twitter.com/Fabio_Negro

Moreau do Bode

27 de julho de 2009

Parabéns pela estréia. Germana!
Eu já acompanhava o Azul Calcinha desde quando foi feito um anuncio do site na antiga DB. Sucesso por aqui

*pra quem não sabe, ela é a patroa do Saladino*

Seu Madrüga

28 de julho de 2009

“*pra quem não sabe, ela é a patroa do Saladino*”

Hum…

E é incrível, só um post feito por uma mulher gera tanto comentário! XD

Rey Ooze

28 de julho de 2009

Seu Madruga, acho que gera comentário por um fator que independe de sexo: Talento.
Bons artigos geram bons comentários. Grande parte aqui conhece já a Germana e sabe que ela tem muito conhecimento sobre o assunto.

Eu conheci o Azul Calcinha em seus primórdios e fiquei fascinado com artigo sobre Boardgames, abriu meus olhos pra uma leva de jogos muito legais. Devo isso ao “Azul”

Jaime Daniel

28 de julho de 2009

Hummm, ou será que o Rogério Saladino que é marido da Germana? ;D

Parabéns e bem-vinda!!!

germana

28 de julho de 2009

Opa, caras!!!
Obrigada aí pela recepção! Fiquei bem feliz porque vcs curtiram o tema e foram tão bacanas \o/

E muito feliz porque tem gente que lembra do Azul – as meninas vão adorar!

Shingo watanabe

28 de julho de 2009

Li muito o Azul Calcinha. Lembro que tinha até umas tirinhas com a turma :D

De qualquer forma, parabens pelo texto Germana

Fernanda Ribeiro

29 de julho de 2009

Grande Germana, sou fã de carteirinha dessa mulher mega linda, inteligente e NERD!!!!! Sucesso com a coluna aqui, Gê. Vou acompanhar e comentar, pode ter certeza.

Dario

6 de agosto de 2009

Só uma pequena correção sobre “o pintor” Richmond Lewis. Ela é esposa de Mazzucchelli, que inclusive já havia trabalhado como colorista em Batman Ano Um.

Deixe seu Comentário

Website ou blog (opcional)