Iniciativa 4e

Iniciativa 4eFoi criada pela blogosfera de RPG a Iniciativa 4e, que apresentará material inédito e desenvolvido por fãs para as novas regras do sistema mais antigo de RPG do mundo. O d3system não poderia ficar por fora.

A Iniciativa nasceu de uma sugestão do Daniel Anand (do Rolando 20) e foi rapidamente aceita por outros autores, sendo eles: Alexandre Draco (do Aldetoron), Paulo Baccarat (do RPGArautos), os Jeffersons (do Tomo4ᵉ e) e nós do d3system. O logo foi elaborado pelo Jeferson “Shin” do Tomo4ᵉ e estará presente em todos os artigos e blogs participantes, facilitando sua identificação. A cada quinzena, um novo tema será abordado pela equipe de criadores e o material será publicado nos blogs participantes.

Diretrizes da Iniciativa4e

  1. Nós, membros da Iniciativa 4e, temos o principal objetivo criar e divulgar material criado e desenvolvido para o jogo de RPG Dungeons & Dragons, 4ª edição, em Português.
  2. Nosso meio de comunicação é on-line, através da lista iniciativa4e@googlegroups.com e publicamos material através de blogs, podcasts, PDF e outras mídias digitais.
  3. Todo material da iniciativa contém o selo da iniciativa, que irá acompanhar qualquer publicação que seguir os princípios dessa Iniciativa 4e. O selo deverá estar visível no início das publicações. No caso de mídias não visuais, algo similar que identifique o material como parte da Iniciativa pode ser usado.
  4. No site de cada um dos membros deverá existir uma página, post ou similar indicando sua adesão à Iniciativa 4e. Esse post deverá indicar também os atuais membros da Iniciativa e conter o selo. Essa página deve ser mantida atualizada com os membros da iniciativa.
  5. Os atuais membros da Iniciativa subscrevem essas diretrizes. Um único blog ou site pode ter vários membros. A lista completa de membros pode ser obtida no post do item anterior.
  6. A Iniciativa 4e irá publicar periodicamente artigos temáticos entre os membros participantes. Os conteúdos deverão conter o selo gráfico e conter, preferencialmente, o texto Iniciativa 4e no início do título.
    1. Os conteúdos serão temáticos, com os temas previamente decididos entre os membros. Os temas devem ser amplos o suficiente para uma abordagem plural. Preferencialmente, três temas já estarão decididos antecipadamente.
    2. O conteúdo pode ser novas raças, classes, talentos, equipamentos, poderes, monstros, encontros, desafios de perícias, mapas, artigos, dicas, e qualquer tipo de material usado por jogadores e DMs de D&D 4a edição. O conteúdo deve ser relacionados ao tema proposto, de maneira geral. O conteúdo não pode ser resenhas, traduções, ou material de outro sistema.
    3. O tema será decidido em consenso entre os membros, via lista (ver item 2). Caso o consenso não aconteça, será decidido por maioria simples dentro dos votos existentes (e não o total de membros).
    4. O material deve ser original, e em português, usando os termos de jogo em português. Não pode ser usado material que já contenha direito autoral. O participante da Iniciativa mantém o direito autoral do seu material, mas aceita que seu material seja linkado e usado como referência pelos outros membros, e de ter o seu artigo (devidamente creditado) na revista da Iniciativa 4e.
  7. Os posts são quinzenais, devendo ser postados às segundas-feiras de cada semana alternada.
    1. Caso um participante não consiga postar no prazo estipulado, ele deve esperar o próximo tema para publicar dentro da Iniciativa, preferencialmente.
    2. Caso um participante não colabore por três meses, não será mais considerado membro da iniciativa, não escolhendo temas nem recebendo links. Não existem restrições para voltar a colaborar a qualquer momento, e o ex-participante pode continuar participando da lista, se quiser.
  8. Para entrar na iniciativa, é necessário enviar um e-mail para um dos membros da iniciativa com uma amostra de material criado para a 4ª edição do D&D, que será divulgado na lista. Se os participantes não se oporem, o novo membro é convidado e vira um membro com direito a voto para o próximo tema. O membro só deixa a iniciativa através de inatividade (item 7.2) ou por decisão de 2/3 dos membros.

Participantes atuais

PDF’s lançados pela Iniciativa

Iniciativa Aprimorada 4e

Compilações

Lista de Artigos

Iniciativa 4e #1: Água

Iniciativa 4e #2: Dinheiro

Iniciativa 4e #3: Delírio

Iniciativa 4e #4: Fome/Comida

Iniciativa 4e #5: Livros

Iniciativa 4e #6: Reino Distante

Iniciativa 4e #7: Mentira

Iniciativa 4e #8: Tempo

Iniciativa 4e #9: Música

Iniciativa 4e #10: Fadas

Iniciativa 4e #11: Cavernas

Iniciativa 4e #12: Insetos

Iniciativa 4e #13: Complementos para a aventura O Cálice de Avandra

Iniciativa 4e #14: Monstros do estágio heróico

Iniciativa 4e #15: Monstros do estágio heróico ou exemplar

Iniciativa 4e #16: Monstros do estágio heróico, exemplar ou épico

Iniciativa 4e #17: Piratas

Iniciativa 4e #18: Tavernas

Iniciativa 4e #19: Ser Criança

Iniciativa 4e #20: Morte