Observadores da Sala dos Espelhos

Postado no dia 24 de agosto de 2009 por em Artigos

beholderSeguindo na mesma linha do post Hidras da Caverna Congelada, eis  uma sugestão de mapa que irá dar uma bela turbinada em monstros de artilharia, especialmente focado nos Observadores e outras espécies de artilharias solo, como Dragões Azuis, por exemplo. Para outros, consulte o Manual dos Monstros.

A idéia aqui é evitar que os personagens dos jogadores façam montinho no seu monstro de artilharia. Se isso acontecer, ele não poderá mais usar seus ataques de longo alcance sem tomar inúmeros ataques de oportunidade, morrendo bem mais rápido que o normal. Além disso, ninguém luta contra um Observador para ficar com medo de mordidas corpo a corpo, mas sim dos seus raios mortais que saem dos vários olhos.

Minha idéia é usarmos uma sala de espelhos, como numa sala de ginástica. A sala deve ser grande o suficiente para dar trabalho na movimentação dos personagens, especialmente os mais lentos. Eu recomendaria 10 x 20, ou 15 x 15. Os espelhos são mágicos, e criam imagens falsas da criatura nos quatro cantos da sala. Apesar de parecer que existem quatro criaturas, somente uma é real: realize somente os ataques de uma criatura. No entanto, todas elas parecem atacar, não sendo possível identificar facilmente qual criatura realizou o ataque de verdade.

Sala Infinita!

Lidando com as imagens

As ilusões podem ser evitadas de várias maneiras:

  • Atacando: um ataque bem-sucedido contra uma das imagens faz com que ela desapareça por completo. As imagens possuem as mesmas defesas da criatura original. Assim como os lacaios, uma jogada de ataque mal-sucedida, ainda que cause dano, não destrói uma imagem.
  • Com um teste de Arcanismo, CD difícil + 5: um teste de Arcanismo, específico contra uma das imagens, revela se o alvo é uma criatura real ou ilusória. Se a criatura real for descoberta dessa maneira, as outras imagens desaparecem.
  • Com um teste de Intuição, CD difícil: A Intuição pode ser usado da mesma forma que o Arcanismo, mas as outras imagens não desaparecem em caso de sucesso (embora se tornem quase ineficazes).

Além disso, as imagens ressurgem periodicamente. Eu recomendo que as imagens reapareçam quando a criatura ficar sangrando, mas se quiser turbinar ainda mais, faça com que aconteça mais frequentemente  (aos 75%, 50% e 25% dos pontos de vida da criatura, por exemplo). Além disso, a criatura real aparece num canto aleatório cada vez que as imagens surgirem, senão não tem graça nenhuma!

Para deixar a coisa ainda mais complicada para nossos heróis, você também pode colocar algumas armadilhas de fosso espalhadas pela sala. Outra opção é fazer o mapa ser uma espécie de tabuleiro de xadrez, onde as casas (brancas ou negras, à sua escolha) são terreno acidentado ou causam dano, obrigando os heróis a andarem em diagonais, ou realizarem testes de Acrobacia, por exemplo.

Como diria o Tio Nitro, o segredo de um combate memorável é um quase TPK! :)

E rolem 20!

3 Comentários

Li-San~~ =]

25 de agosto de 2009

Esse desafio das ilusões pode ser uma boa Skill Challenge! Gostei é bastante criativa. Eu já vi m esquema deste tipo em algum game não estou lembrado.

Patesi

25 de agosto de 2009

Boa idéia. Muito sangue se faz necessário escorrer antes dos jogadores terem alguns minutinhos de paz.

LeoXorao

28 de agosto de 2009

Agora ficou realmente dificil matar um Observador (como se eu ja não tivesse medo deles)… Mas concordo plenamente… seres inteligentes nunca serão enfrentados em um terreno limpo, eles sempre devem usar e abusar de armadilhas do terreno (principalmente se o Dragão/Observador é o DONO da masmorra).

Deixe seu Comentário

Website ou blog (opcional)