Onde ler sobre as novidades do D&D 4E?

Postado no dia 16 de setembro de 2008 por em D&D

Pelo hype que a bendita nova edição causou, você deve imaginar o oceano de resenhas, comentários e opiniões sobre o D&D 4E que está pipocando pela web, certo? Bom, eu tenho lido bastante coisa à respeito e encontrei algumas coisas legais e dignas de nota, tanto para quem quiser passar horas lendo sobre o assunto como para quem tem apenas alguns minutos para saber como anda a coisa.

Fruto do ritual “Invocar Leitor de RSS” no D&D 4E?

No post sobre as novas planilhas em português para D&D 4E, uma das leitoras levantou uma bola digna de um post em primeira mão:

Sue escreveu:
Tem algum lugar onde eu possa ler mais sobre regras da 4E (com excessão do livro, é claro)?

Oi Sú! :D

Em português, você pode ler um post legal e sucinto do Toiço sobre as novidades no blog d’A Matilha. O CF d’O Covil (que estreou aqui no blog esse mês) também postou sua experiência de jogo com a 4E, assim como o Jefferson do Tomo4E, um blog quem vem sacudindo a internet (e a minha mesa de D&D 4E) com suas novidades e acessórios para o jogo.

Em inglês, vale uma olhada na completíssima resenha do Martin Ralya, no Gnome Stew. Para quem quer algo mais sucinto, não posso deixar de indicar minha recente descoberta: o Jonathan Drain’s, destacando esse artigo onde ele lista as razões pelas quais preferiu a 4E. Nos posts mais recentes, ambos têm falado um bocado sobre o novo sistema e das discussões à cerca dele. É só sair clicando.

Como eu não posso deixar de puxar a sardinha aqui pro d3system, aconselho uma boa olhada na saga Videogame de Papel (que já está no quinto artigo), onde eu teço minha singela (e comprida) opinião à respeito de alguns dos pontos polêmicos sobre a comparação do D&D 4E aos videogames e MMORPGs modernos. A discussão foi tamanha e o tema é tão complexo que os artigos estão quase virando uma coluna semanal aqui do blog (publicada a cada 1d4 semanas, por sugestão do Álvaro Nibelung).

Fora isso, aproveito o jabá (e minha condição de editor) para sugerir que vc confira ainda esse mês aqui no blog a primeira parte da completíssima resenha do PHB4E feita pelo Rocha, o talento por trás de alguns de nossos artigos e autor do imprescindível Área Cinza, onde ele publica e comenta as novidades mais fresquinhas sobre o D&D 4E e a nova GSL.

Quem não tem paciência para ler na tela ou não pode/quer ficar navegando demais na web, pode conferir o artigo publicado na DragonSlayer desse mês. Infelizmente a revista está meio contraditória e tendenciosa (acredito que seja por conta do susto com a incerteza sobre a nova GSL), mas ainda assim vale a pena uma olhada. 

Dá um pouco de trabalho separar o joio do trigo ali no meio — principalmente nos comentários e piadinhas salpicados pela revista — mas filtrando o saudosismo, o preconceito e o fanboy feeling até dá pra ter uma idéia do que mudou e como isso afetará sua vida de verdade. A dica é: ignore os extremismos e concentre-se nas partes com conteúdo mais informativo e sem juízo de valor envolvido que, dadas as quatro páginas dedicadas ao assunto, não são muitas. 

A Devir tem?

Sim. O Will traduziu alguns dos previews oficiais da WotC da seção Design & Development que estão sendo distribuídos de graça no site da editora. Contudo, antes de qualquer coisa, aconselho veementemente a leitura do PDF que a Devir distribuiu no Dia D RPG 2008, a estréia do primeiro preview de 4E aqui no BR: “Tudo que é preciso saber sobre D&D 4E“. O nome já diz tudo por si só. Se quiser, vale a pena dar ua olhada também na versão “extendida”, com os comentários do Rey Jr, lá do Ooze.

Aos leitores, peço que postem nos comentários mais indicações sobre boas leituras das novidades e experimentações do novo sistema.

9 Comentários

Jefferson

16 de setembro de 2008

Temos mais é que puxar a brasa para o nosso lado sim, alguns rpgistas brasileiros estão fazendo um trabalho excelente de acompanhamento às novidades do D&D 4e.

Agradeço os comentários e cito também o blog Alderoton, que apesar da ambientação própria, tem a sua frente um dos grandes entusiastas e pioneiros desta nova edição.

Daniel Anand

16 de setembro de 2008

Vou ter que deixar meu jabá, e comentar que também estou criando novos oponentes, itens, armadilhas e afins no podcast e blog Rolando 20!.

Outro link obrigatório é para os agregadores de Feed RSS fundamentais de RPG: o RPGBrasil, em Português, e o RPG Bloggers Network, em Inglês.

Daniel Don

16 de setembro de 2008

Bom, de nossa parte tem a campanha de Eberron que estamos jogando e postando as sessões e personagens. Tudo bem que não tem muito sobre o sistema em si, mas dá pra ter idéia de como estamos utilizando as classes e raças novas no cenário que mais dá certo com a 4E (Eberron), tanto que estamos jogando com poucas alterações (MAS O MESTRE NÃO DEIXOU EU TER DRAGONMARK! :D ).

Petri

16 de setembro de 2008

Olha só, não é que vocês sabem que tem assinantes do rss … Bem que podiam liberar os posts completos para eu ler no meu aplicativo favorito, não é?

É meio chato ler só a sinopse no RSS e ter que clicar no link do post completo mesmo sendo assinante.

Continuem com os posts bacanas.

Sue

17 de setembro de 2008

Hoje terei um dia de muita leitura, estou certa disso (trabalhar pra que?). Cada link aí de cima está sendo aberto enquanto escrevo aqui. Agradeço por todas as dicas e pelas dicas do pessoal tbm.

O Video Game de Papel eu sempre acompanho, mas passo longe de comentar, rs. Somente este último que ainda não vi. De qquer forma tem sido uma excelente aula de “odiamos o 4Ed, Bruno Cobbi”, rs…

Novamente, valeu pelas dicas!

Ps.: com certeza eu vou voltar com dúvidas. Pode?

Cobbi

17 de setembro de 2008

Olha só, não é que vocês sabem que tem assinantes do rss … Bem que podiam liberar os posts completos para eu ler no meu aplicativo favorito, não é?

Sim, sabemos! E nós amamos vcs também! 

Ps.: Com certeza eu vou voltar com dúvidas. Pode?

Não! (bricadeirinha)

Mete bronca, Sú! Na pior das hipóteses eu te desconto em XP no domingo! He, he, he! 

Rey Jr

18 de setembro de 2008

O DM não deixar ter dragonmark é como não deixar o Genasi ter uma Spellscar !

“Deixa, DM , por favoooor ! Um Genasizinho Windsoul (Fly babe, fly!) Swordmage-Spellscarred, eu juro que não apelo !!!”

;-)

Gustavo

19 de setembro de 2008

Bom, também por ser de lá, mas o site dos RPGArautos tem grande parte do conteúdo dedicado ao D&D 4e e uma boa diversidade de assuntos referentes a ele.

Lá escrevemos de matérias com assuntos voltados da mesa de jogo ao mercado, resenhas de romances e tirinhas de notícias. Para quem quiser dar uma olhada: http://www.rpgarautos.com.br

Edgar Jose Sebben

31 de agosto de 2011

Nos de Nova Erechim temos um Grupo pequeno mas com 3 mestres, E ampliando para a Loja OPS de CCO.
Estamos a procura de novos Livros para baixar e evoluir nossos Personagens.
Somos os Legolas (Elfo Patrlheiro) Tork ( Elatrin Ladino) Rocco (Golias Guardiao) e uma Ana Curandeira chamada Chiesa, personagem auxiliar que nao luta mas comanda.
Aceito sugestoes.

Deixe seu Comentário

Website ou blog (opcional)