O Famoso Bairro da Vila Madalena-SP

por Pedro Rodrigues

Publicado em

Boemia, arte e cultura se misturam em um dos bairros de maior renome da capital paulista.

ANÚNCIOS

Se você perguntar a um paulistano – nome dado a pessoas nascidas na cidade de São Paulo – o nome do melhor bairro para sair e se divertir, todos vão concordar que Vila Madalena é o local mais legal para se estar.

A Vila Madalena é um bairro que atrai pintores, escritores, músicos, fotógrafos, enfim, todos os tipos de artistas que você possa imaginar, por trazer um clima genuinamente boêmio. 


ANÚNCIOS

Ao longo do tempo, a “Vila”, como também o bairro é carinhosamente chamado pelos paulistanos, concentra galerias de arte e boutiques de estilistas, designers e artistas que se identificam com as criativas ruas da região. 

A área, portanto, acabou por se transformar no local mais hipster do universo paulistano. O legal também é ver como o bairro pode ser considerado “tendência” cultural sem perder o seu jeito de ser autêntico. 

Arquitetura inovadora e que encanta

Se a Vila Madalena se destaca pelas variadas opções na sua vida boêmia e pela arte genuinamente brasileira, também merece destaque em relação à arquitetura dos seus projetos imobiliários. No bairro, será possível encontrar os mais diferentes tipos de imóveis.

Há projetos arquitetônicos que conjugam, no mesmo prédio, diferentes usos como moradia, trabalho, lazer e hobby. Conhecidos como multifuncionais, estes edifícios são compostos por escritórios e apartamentos, e acabam por se tornar mais inovadores e diferentes. 

Esse modelo de edificação leva em consideração as novas formas de viver e usufruir das cidades, além de refletir o crescente interesse de arquitetos e urbanistas por alternativas de melhoria de vida para a sociedade.

Assim, é totalmente possível encontrar apartamento à venda na Vila Madalena no qual é possível morar e, ainda, abrir o próprio negócio ou um escritório para a prestação de serviços liberais.

Galerias e lojas fora do comum

Vários designers nacionais escolheram montar as suas lojas e galerias no bairro a fim de enfatizar o jeito autêntico que a sua arte possui. Um exemplo é a Flávia Aranha, que na Vila Madalena apresenta a sua criativa loja de confecções à la “visual natural”. 

A marca usa nas suas roupas tecidos tingidos em lindas cores delicadas de forma totalmente natural. Na produção de cada peça é usada uma abordagem poética, seguindo a fabricação um processo eco-friendly e transparente. Abordagem que traduz bastante o espírito do bairro de Vila Madalena.

Luiza Perea é outra estilista que escolheu a Vila Madalena como a cidade certa para manter a sua arte. Inicialmente, a sapataria de artesanato de Luiza era um ateliê pequeno nos fundos de uma casa localizada no bairro. 

Hoje, a originalidade de Perea atrai não somente os paulistanos que buscam opções originais, como também chama a atenção de marcas internacionais a exemplo da americana Anthropologie, que já vende algumas de suas peças no exterior.

“Satiko + Isabel”, mãe e filha que dão nome a uma loja que pode ser encontrada em Vila Madalena, apresentam um tipo de moda que reflete o percurso arquitetônico de ambas em simples linhas estilizadas por meio da “moulage”. 

A influência japonesa que mãe e filha trazem também inspira a luz das suas estampas artesanais encantadoras e realça o exclusivo apelo da marca.  

Há, a cada dia que passa, mais autenticidade e estilo neste bairro paulistano. Caso aprecie o tipo de design artesanal que junta materiais reciclados, produções eco-friendly e suporte aos fornecedores da região, a certeza é grande de que você irá gostar de Vila Madalena.

Vida boêmia que se destaca das demais

Os cúmplices Pinheiros e Vila Madalena sentam-se lado a lado na Zona Oeste de São Paulo, como irmãos que compartilham DNA semelhante, mas cujas personalidades distintas deixam alguns questionando como se relacionam. 

Mais velha e mais madura, a classe média alta de Pinheiros é um bairro residencial arborizado que atrai famílias jovens e profissionais de trinta e poucos anos. 

Um pulo e um salto de distância é a Vila Madalena mais jovem e selvagem, um enclave distintamente baixo e adequado para pedestres que há muito é o campo de batalha boêmio de Sampa. Os dois bairros ganham vida à noite, mas é Vila Madalena o considerado mais descolado de São Paulo.

A Vila Madalena está repleta de bares e botecos com mesas espalhadas pelas calçadas. O epicentro da vida boêmia pode ser encontrado na equina da Mourato Coelho com a Aspicuelta.

Galerias de arte que fogem do padrão

A Vila Madalena também é bastante famosa pelas suas galerias de arte contemporânea, sendo a maioria respeitada e bem-sucedida devido à grande qualidade artística que apresentam. 

Descendo a rua Fradique Coutinho, é possível descobrir inúmeras galerias renomadas de arte contemporânea e várias peças que se destacam pela criatividade artística. 

Um dos principais locais de arte de rua de São Paulo é também o Beco do Batman, que lentamente passou de local secreto para fotos promocionais de bandas e filmes brasileiros a uma verdadeira atração turística – que até mesmo crianças em idade escolar visitam hoje em dia. 

A galeria aberta, escondida na artística Vila Madalena, é coberta da cabeça aos pés pela arte de rua de ponta de artistas locais e internacionais.

Existe ainda um local denominado Casa da Xiclet, que sobressai das demais casas na Vila Madalena pela singularidade que possui. Vendo de longe, o local não parece ser nada diferente de uma casa comum: tem quarto, banheiro, cozinha… 

A única diferença é, além de casa, também é uma galeria. O espaço híbrido não exige nenhuma pré-seleção da arte para que a mesma seja exposta no local, o que justifica o fato de haver uma variedade tão grande de quantidade e qualidade artística no local. 

Enquanto uma galeria comum trabalha com quinze a vinte artistas anualmente, a Casa da Xiclet trabalha com esse mesmo número de profissionais artísticos todos os meses. Entre todas as casas na Vila Madalena destinadas à arte, este é sem dúvida um local inesquecível para absorver uma boa vibração alternativa.

Até a história do Futebol você encontra aqui!

Escondido sob as arquibancadas do colorido Estádio Art Déco do Pacaembu, em Vila Madalena, existe ainda um fantástico museu dedicado à maior paixão do Brasil – o futebol. Seus monitores multimídia em dois andares conseguem evocar a emoção de assistir a um jogo de campeonato, mesmo para os que não são fãs do esporte.

Dê também voz às suas emoções na sala de vídeo que relembra a “sombria” Copa do Mundo da FIFA de 1950, que se transformou em um “funeral” quando o Brasil deu o gol da vitória do campeonato para o Uruguai com 11 minutos restantes no relógio. 

Acredite: até quem não é torcedor de futebol vai se emocionar com o que verá no museu.

Creditos da imagem: Em Casa

Deixe um comentário