Conteúdos educacionais: consiga Backlinks de qualidade

por Pedro Rodrigues

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A criação de conteúdos educacionais estimulou não só empresas de ensino a criar cursos de ensino à distância, como também empresas de pequeno a grande porte a criar os seus cursos próprios.Ao investir cada vez mais no marketing digital e na jornada de vendas, através do funil, os empresários viram ser mais interessante qualificar os clientes em potencial da empresa.Essa qualificação se dá por criação de cursos ou de artigos educacionais. Sabemos que o funil de vendas tem o topo, meio e o final, onde às duas primeiras citadas são uma forma de chamar pessoas até a parte final, que acontece a realização da compra e do pós-venda.Por isso, nestas duas etapas, o criador do conteúdo educacional precisam criar materiais que ensinam os leads (clientes em potencial) a entender o problema que passam, ensiná-lo a fazer e onde comprar os materiais para que este problema seja solucionado, para divulgar o seu produto.Esta é uma forma de vender o seu produto e também educar o seu cliente, além de trazer mais engajamento com a marca.Por falar em engajamento de marca, esses conteúdos educacionais podem ser construídos a partir de backlinks e também com a prática da atração e retenção. Saiba mais a seguir!

Como usar conteúdo educacional para atração e retenção de clientes no seu negócio

Ao seguir a jornada de compra, uma empresa precisa atrair, interagir, desenvolver e aquirir, que é a parte onde finaliza as compras. Quando falamos em educar, no Marketing Digital, significa que queremos clientes qualificados, que possam comprar e voltar a empresa quando bem entender, dado que sabe que nós atendemos as suas necessidades.A seguir, vamos mostrar que o conteúdo educacional pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio, onde um dos passos para criar este conteúdo é através da construção de backlinks.

Como conseguir Backlinks de qualidade sobre conteúdo educacional?

Primeiramente, backlinks são conhecidos como links de retaguardas, são links de conteúdos de posts de sites, e-books, vídeos e dentre outros. A intenção, quando criar um conteúdo educacional, é mostrar que ele surgiu a partir de várias referências e fornecer valor aqueles que lerão este material.Por isso, quanto mais link no texto, mais tempos os usuários ficarão na página e os algoritmos das ferramentas de pesquisa acharão relevante, o que faz com que seu site fique no topo da página de pesquisa.O segredo de conseguir bons backlinks é criar um conteúdo que tenha relação com o assunto que queira ser trabalhado durante o conteúdo educacional.

O que são os conteúdos educacionais?

Os conteúdos educacionais consistem principalmente em textos para blogs, vídeos, e-books, aplicativos, aulas de ensino à distância (EAD), cursos e outros materiais educativos que ajudam a ensinar um determinado assunto de uma forma dinâmica, fora dos moldes tradicionais de educação.O seu principal objetivo é trazer um aprendizado para todos aqueles que querem proximidade com a sua marca.Quando pensamos em conteúdo educacional, nem sempre está relacionado à escola ou universidade, pois uma empresa de varejo pode ensinar algo para os seguidores de sua marca e mostrar técnicas que ajudaram a obter um sucesso e inspirar outras pessoas.

Como esse modelo de conteúdo tem crescido?

Esse modelo tem crescido cada vez mais por conta do aumento da procura de aulas no modelo de ensino à distância, também conhecida pela sigla EAD. A utilização de conteúdos educacionais é ideal para aqueles que querem que tenham clientes em potencial (leads) qualificados e ajudar nos engajamentos dos conteúdos digitais de sua página.Durante a crise da pandemia, várias empresas se viram obrigadas a criar conteúdos educacionais para incentivar os clientes a aderirem ao e-commerce e também criar uma nova rede de apoiadores.Sem contar que empresas que vendem serviços de marketing digital também forneceram cursos para ensinar técnicas da área, como uma forma de incentivar mais pessoas a conhecerem os seus serviços ou aprender uma técnica nova.Além de ajudar a ensinar pessoas com conhecimento, o empresário ganha reputação ao mostrar que a marca não vende produto, mas também gera valores às pessoas.

Quem pode explorar essa estratégia?

Todas as empresas podem explorar essa estratégia, desde que respeite o funil de vendas e como queira trabalhar o início e meio do funil.Além disso, influenciadores e youtubers podem ensinar os seus seguidores e patrocinadores ideais de como ativar as notificações para assistir o conteúdo em primeira mão, ou fazer um tutorial sobre a sua linha de produto, para mostrar a eficiência de sua marca.Sem contar que grandes empresas já criam conteúdos educacionais e oferecem cursos que ajudam até nas horas complementares em universidades, como Udemy e Faber-Castell.

Quais são as vantagens desse conteúdo educacional?

As vantagens de ter um conteúdo educacional é que ele pode ajudar a ter o aumento de interesse sobre a empresa, estreitar relações, gerar clientes em potencial, trazer interação e também mostrar qualificação que o empresário tanto sonha em ter.

Como aplicar o conteúdo educacional como estratégia?

Para aplicar o conteúdo educacional como estratégia é preciso oferecer cursos gratuitos, e-books, criar grupos no WhatsApp ou Telegram para tirar dúvidas, dentre outros.Foque em educar, crie um post blog, mantenha diálogo, gere conteúdos interativos e também sempre forneça novidades após a realização do curso.

A relação entre conteúdos educacionais e o marketing

Quando você escolhe utilizar conteúdos educacionais como estratégia de marketing, em nenhum momento deve se focar nas vendas, visto que diante da crise econômica as pessoas fazem cada vez menos compras. Por isso, a escolha precisa mostrar efeitos sobre as dinâmicas sociais do futuro e não sobre o presente.Além disso, há diferentes formas de explorar a educação, e os materiais precisam ser completos e didáticos.Sem contar que é uma forma de fortalecer as marcas, em que os consumidores procuram empresas que vão além de uma atividade comercial, mas que também geram conteúdo de valor. Assim, é o momento de construir uma imagem de autoridade.

Como esses backlinks influenciam no SEO do seu site?

Dentro do site, o seu conteúdo precisa estar aliado ao Search Engine Optmization, também conhecida pela sigla SEO. É um mecanismo de otimização de busca, onde os conteúdos digitais precisam estar estruturados para que os algoritmos do Google, Yahoo, Bing e outros buscadores possam mostrar que este material é relevante e precisa estar no topo das páginas.Além de organizar os textos das páginas em títulos e cabeçalhos, os materiais precisam ter backlinks, ou seja, links de retaguarda. São ligações e referências que o texto precisa ter para mostrar relação entre o conteúdo e a marca.Uma das boas práticas do SEO é colocar link interno (que vem do site) e externo (fora do site). Já os backlinks, são links que possuem relação não só com o conteúdo que será mencionado, como também com a sua marca.Por isso, podem ser adicionados guest post, vídeos do Youtube, baixar E-Books da empresa, posts em blogs e entre outras formas.Quando você estrutura esses backlinks, os algoritmos do Google reconhece que o site tem muitas referências e relevância. Logo, mostra que pode ter chance de avançar ao ranking dos mais buscados, e assim, mais chances de ficar no topo da primeira página.Agora que você sabe como criar conteúdos educacionais, é hora de criar backlinks para que você possa dar valor educacional aos seus clientes.

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