Connect with us

conexão à internet

192.168.o.1.1/wizardoi – O endereço de login da Oi está correto?

Published

on

O endereço 192.168.o.1.1/wizardoi pareceria um endereço de Internet Protocol bastante correto para quem não está acostumado a realizar configurações de roteadores.

Porém, logo que se começa a tentar a instalação do Oi Velox, percebe-se que isso não será possível, já que esse IP, na realidade, não existe.

O endereço que as pessoas precisariam utilizar é o endereço http://192.168.1.1/: esse sim é o correto para que os equipamentos dessa operadora sejam instalados e configurados.

Sendo assim, por que será que a numeração errada é tão difundida? O que acontece é que o erro é bastante sutil, sendo apenas a letra “o” adicionada, e a probabilidade é que esse erro tenha começado por causa de uma simples desatenção na digitação.

É claro que a tentativa de utilizar esse IP não acarreta ao roteador ou ao computador nenhum tipo de dano.

Apesar disso, vai ser impossível que a Internet seja configurada e isso é suficiente para que os internautas sejam prejudicados e alguns até acreditem que seja um problema da operadora, fazendo reclamações ou contratando técnicos.

Configuração por Vídeo

Se usar o 192.168.o.1.1/wizardoi, o painel de configuração aparecerá?

Os problemas associados à configuração já começam exatamente porque o painel de configuração nem mesmo é visto; a não ser que se coloque o IP correto.

Nesse caso, o Oi Velox pedirá o nome de usuário e a senha e, após, a pessoa vai poder configurar como ela quiser.

No caso de o usuário da Oi Velox não ter um login, a sua melhor opção é procurar na caixa: existe sempre uma etiqueta com algumas especificações técnicas e não é difícil que o login também esteja escrito.

Não achando, a segunda melhor opção é ligar para o atendimento da Velox ou até conferir se esse login não está embaixo do próprio equipamento.

Para quando o internauta precisa do painel de configuração de forma urgente ou apenas não quer recorrer a Oi, pode usar o admin para acessar.

Esse é um login universal que as pessoas podem digitar, mas que tem os seus pontos contra também, como a segurança: uma senha e um nome de usuário mais elaborado ocasionaria muito mais proteção.

Tela do 192.168.o.1.1/wizardoi
(Tela com problema de autenticação na qual o usuário poderia colocar o admin)

O 192.168.o.1.1/wizardoi deixa que se faça criptografia?

A criptografia é uma espécie de tecnologia que todos os roteadores mais modernos possuem, assim como os da Oi Velox.

É como se ela embaralhasse todos os dados usados na navegação e ainda os substitui por códigos: isso impede que os hackers entendam o que os internautas estão fazendo e saibam de informações bancárias ou que permitam invasões.

Mesmo útil, a notícia ruim é que as pessoas que não usam o 192.168.1.1 corretamente, ou seja, que colocam o IP errado, não conseguem criptografar nada.

A razão é que: se não aparece o painel de login, também não se verá as opções de configuração e a criptografia é uma delas.

Por outro lado, com o IP correto, os usuários podem escolher a sua criptografia: existem mais de uma e, para facilitar, a operadora já á a sugestão de qual pode proteger melhor aquele roteador.

(Tela onde o usuário escolhe a sua criptografia)

Há outras coisas que os internautas podem configurar exclusivamente quando o IP está certo e uma delas é o Mode.

Qualquer equipamento da Oi Velox tem o Mode para ser selecionado e essa é uma configuração quase universal: em 90% das vezes, usa-se o PPPOE.

As exceções são quando o aparelho traz no manual de instrução um código diferente para ser escolhido.

Como faz com a criptografia, os equipamentos da Oi Velox já tendem a trazer o Mode correto.

Não usei o 192.168.o.1.1/wizardoi e não consigo navegar

Se o internauta utilizou o IP apropriado, ela poderá ficar sem navegar apenas quando escolheu alguma configuração inadequada.

Isso pode ser desde uma criptografia que não era compatível até um Mode que também não deveria ser escolhido. Uma forma rápida de consertar é ir ao painel de configuração e trocá-la.

Não conseguindo, a pessoa pode recorrer ao botão de reset para trazer o roteador à forma de fábrica e recomeçar.

Fonte: https://wizardoi.info/