Connect with us

ferramentas online

4 melhores sites para medir a velocidade da internet

Published

on

Podemos dizer que algumas operadoras de banda larga no Brasil são bem “espertas”, e acabam por entregar um serviço bem, mas bem abaixo do contratado oficialmente pelo cliente. Mas felizmente, surgiram há alguns anos na internet os chamados velocímetros, ou medidores de velocidade. 

Tais serviços além de medir a velocidade de download e upload, ainda entregam dados reais a respeito da latência do servidor e qualidade do plano. 

Existem vários, e neste artigo iremos mostrar os melhores, que visam contemplar usuários leigos e experts, no fundo, o importante é não ser enganado. 

Antes de começarmos, vamos apresentar brevemente o significado de alguns vocábulos utilizados pelos medidores: 

  • Taxa de download: Velocidade que um arquivo qualquer será transferido de algum servidor para sua máquina. 
  • Taxa de upload: Velocidade que um arquivo qualquer será transferido de sua máquina para algum servidor. 
  • Ping (latência): Embora seja um conceito complexo, podemos definir como a velocidade de conexão entre os servidores de uma rede.
  • Jitter : É uma pequena oscilação de atraso na entrega dos dados entre as redes. 

SpeedTest

O medidor de Internet SpeedTest é um dos mais famosos entre os usuários, estando sempre nas primeiras colocações do Google, ele consegue suprir muito bem às necessidades de seus usuários. 

Logo na tela de início, você irá obter informações básicas de seu servidor, como por exemplo, IP e prestadora de serviço. 

Para realizar os testes, basta dar GO e em poucos segundos os testes serão realizados, através do mesmo, é possível medir: 

  • Download
  • Upload
  • Ping (Latência)

E por fim, é possível realizar uma avaliação que vai de 1-5 sobre o seu plano de internet, sendo possível também alterar os servidores de teste. 

De fato este medidor, de internet não é apenas um dos mais conhecidos, mas sim, um dos mais eficientes da lista. 

Minha Conexão

minha conexão

O teste de velocidade MinhaConexão é bastante simples e intuitivo, mas possui valores bem aproximados, que muitas das vezes se dissipam um pouco da realidade. 

Bastante utilizado por usuários leigos, devido a baixa complexidade, ele realiza testes automáticos, logo após adentrar no site. 

É possível saber alguns dados importantes, como também salvar o histórico de testes, ficando salvo em cache. Os dados possíveis de serem medidos são:

  • Taxa de download
  • Taxa de upload
  • Ping

Em suma o medidor de Internet minha conexão é bem simples e cumpre o que promete, mas é importante deixar o mínimo de abas e programas abertos, aumentando assim, a eficácia do teste. 

SIMET

simet

O velocímetro SIMET não é muito conhecido dentre os usuários da área devido os grandes nomes já existentes no mercado, mas nos últimos anos, o mesmo vem se consolidando mais e mais. 

Possuindo uma interface simples, mas bonita, ele consegue medir alguns dados de sua internet com uma precisão espetacular! 

Através dele é possível medir os seguintes dados: 

  • Taxa de download
  • Taxa de upload
  • Ping
  • Jitter 

Como podemos ver, ele ganhou um elemento a mais sobre os demais, mas isso não importa muito, já que a maioria dos usuários leigos não ligam muito pra tais informações. 

Mas de maneira bem ampla, o teste de velocidade SIMET está sendo muito bem representado, embora ainda esteja em versão beta. 

Para realizar os testes basta acessar o site e aguarda a medição automática iniciar. 

FAST 

O serviço de teste de velocidade da FAST é um oferecimento da famosa empresa de streaming de vídeo, Netflix. Trazendo consigo um visual lite, é ideal para usuários leigos e que não buscam muitas informações. 

Seus testes são realizados através dos servidores da própria Netflix, mas se comparado aos demais, é bastante simples. 

Sendo possível medir:

  • Taxa de download
  • Taxa de upload
  • Ping 

Embora seja simples, seus resultados são bem precisos, e isso já é um ponto a mais para o serviço. Ao iniciar, são testados apenas as taxas de download e upload. 

Para ver os demais resultados, é necessário ir em Mais informações e assim contemplar o restante. 

Vai medir sua internet? Siga essas recomendações e obtenha resultados reais! 

Embora nem todos os medidores de internet tenham resultados precisos, existem algumas atitudes que podemos tomar para facilitar na medição da internet, sendo elas:

  • Realizar testes com o cabo de internet plugado diretamente no servidor (modem);
  • Fechar abas adjacentes a do medidor de internet, programas pesados e reiniciar sua máquina antes do teste;
  • Realizar o teste em navegadores que consomem pouca memória RAM, como por exemplo, o Opera Browser; 
  • Repetir os testes no mínimo 03 (três) vezes; 

É válido ressaltar que é possível perceber falha na entrega dos serviços através da taxa de download (em raríssimos casos a culpa é do servidor hospedado) quando a mesma é inferior à 10%. 

Por exemplo, se seu plano for de 10 MB, sua taxa de download será 10% do valor, ou seja, 1 MB/S. E assim vai, mas quando seu plano é superior à 50 MB, as taxa geralmente oscilam, mas é comum. 

Enfim, seguindo estas recomendações, os testes poderão ser realizados com uma maior eficácia e comprometimento com a realidade!  

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =