Connect with us

IP

10.0.0.12

Published

on

Uma das siglas numéricas que as pessoas familiarizadas com a Internet conhecem bem é o IP. Contudo o caso do ip 10.0.0.12 é um pouco diferente, pois não se trata de um endereço de computador específico na rede, mas de um endereço privado interno.

No entanto, sua utilidade é que esses números e pontos são os responsáveis por organizar faixas de informação dentro de uma rede interna/privada. O que possibilita que um indivíduo acesse a Internet ou arquivos dentro de computadores que façam parte dessa rede.

10.0.0.12 – Por que a confusão?

Para que algum aparelho desse passe a conexão para o computador e, depois, para os aparelhos móveis, ele precisa estar configurado, sendo para isso que o IP servirá.

Com tantas sequências dessas, porém, é importante conhecer quais são os usados: o 10.0.0.12 poderia ser a ferramenta para a configuração?

Não, ele não poderia. A explicação não é que ele não seja considerado um IP: é certo que ele é, sim, um deles.

Todavia, ele não é reconhecido por nenhum roteador como página de configuração, sendo útil exclusivamente para que se façam rastreamentos internos, como os abaixo:

O 10.0.0.12 e as suas variações

Existem muitos IPs vistos na rede que são semelhantes a esse e que, da mesma forma, não servem para as configurações. Alguns, os que têm o último dígito menor, servem para as redes privadas, mas os demais são somente de rastreamento.

Para fazer a configuração, os internautas têm uma gama grande de endereços, inclusive se o seu roteador já determinar de fábrica.

Para os aparelhos que podem ser instalados por intermédio de qualquer IP, uma indicação comum é o 192.168.1.1.

Outro detalhe é relacionado ao login: a configuração vai pedir que seja fornecido um login para que se modifique o roteador e, em algumas marcas, ele é dado pelo vendedor ou na sua etiqueta.

Para chegar ao pedido de login, as pessoas vão colocar o 192.168.1.1 (ou outro IP) na barra de endereços, pressionando o “enter” depois.

No caso de o internauta não possuir o seu login, ele tem a possibilidade de criar e, se ele esqueceu, tem a opção de digitar o acesso emergencial, sendo ele o “admin”.

Sempre se recomenda, principalmente para os indivíduos que estreiam nas configurações, que eles tratem primeiramente do wi-fi: as outras abas são de alteração opcional e o internauta não terá problema se deixá-las como vieram da fábrica.

Considerando o wi-fi, ele pode receber ou não alguma senha: a utilidade dela será a de permitir a conexão unicamente com a família ou com aqueles que possuem o login.

Quais são os prejuízos do 10.0.0.12?

O 10.0.0.12 não tem prejuízos associados a ele. Esse endereço de IP de rastreamento não é um vírus e a colocação dele na barra de qualquer navegação não é suficiente para algum dano.

Isso, é claro, não quer dizer que os internautas não encontrarão qualquer obstáculo na configuração ou mesmo posteriormente.

Os tipos de obstáculos citados são, por exemplo, falta de rede. Outro possível é não poder navegar pelo smartphone. Usualmente, basta que os smartphones e o roteador sejam desligados; falando do roteador, ele sairá da tomada.

Se o computador não tiver Internet, será também desligado.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: 10.0.0.13 - Login Roteador Wi-Fi e Informações

  2. Pingback: 192.168.0.1 - Configuração do Roteador e Modem Wi-Fi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *