Connect with us

IP

192.168.0.1 1

Published

on

192.168.0.1 1 é uma opção às pessoas que são menos acostumadas à programação e aos códigos da rede podem pensar que as sequências numéricas são apenas para quando se está criando uma página ou algum programa.

Porém, elas estão bem mais próximas e são usadas sempre, inclusive para que se possa estar na Internet. De fato, esses números, que são os IPs, são os que permitem que qualquer roteador possa ser reconhecido e conectado.

No entanto, será que qualquer sequência numérica pode ser considerada um IP e, com isso, ser usada para a conexão?

Realmente, não. Inclusive, a sequência 192.168 0.1 1 é um IP falso, ou seja, ele pode ter a forma de um endereço desses, mas não funciona quando se vai fazer a configuração.

Por que essa sequência não funciona? (192.168 0.1 1)

Esse IP não funciona para se conectar um roteador porque eles precisam ser exatamente corretos, sem nenhuma espécie de erro. No caso desse, ele pode ser chamado de inexistente: a sua versão correta seria o 192.168.0.1.1.

Ele não foi criado com qualquer intuito malicioso e nem causa problemas aos computadores quando usado: de fato, ele é considerado mais um erro de digitação e é muito comum.

Apesar de ser um erro inofensivo, o seu principal problema é que ele não corresponde a uma página de configuração, o que faz com que se fique sem Internet.

No momento em que o usuário digita-o e acessa, será comunicado de que aquele aceso não pode acontecer porque não existe conexão com a Internet, ou seja, essa sequência no navegador será tratada como qualquer página e não como numa ferramenta de configuração.

Veja também:

E no caso da sequência certa?

Usando-se a sequência numérica correta, ou seja, o IP existente, os usuários encontrarão uma página totalmente diferente: ela abrirá como se ele estivesse conectado e será mostrada uma espécie de caixa de diálogo para que se preencha com o nome e com a senha.

Importante: esse nome não é o nome do roteador e nem da pessoa em si, é um nome de usuário, uma identificação.

No caso da senha, os usuários precisam informar-se se a marca desse roteador já fornece uma senha e, fornecendo, é claro que ela será copiada.

Quando ela é mesmo dada, ela costuma estar na caixa ou em alguma etiqueta interna, podendo estar no próprio roteador, também na sua etiqueta.

Mesmo com muitas abas para que se veja durante a configuração e sendo indicado que se olhe todas, existem algumas cujo conhecimento é imprescindível. Uma delas é a parte WPA, que é para que se mude, ocasionalmente, a senha do wi-fi.

Outra aba pela qual os usuários precisam passar é a WPS Settings, local onde os pormenores da conexão wi-fi são estabelecidos, além da ADSL.

A parte “status” também é relevante, pois é onde a existência ou não do sinal da Internet é verificada. Ela é útil quando as pessoas não conseguem entrar em algum site e, para saber que há problema, é só observar se á algum campo com “0”.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: 192.168 0.0 1 - Configuração Padrão do Roteador e Modem Wi-Fi

  2. Pingback: 10.0.0.2 - Login Roteador Wi-Fi e Configuração Básica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =