Os erros que estão na rede referentes ao uso dos IPs são muito numerosos e o 192.168.ll é uma forma de esses erros serem apresentados.
Afinal, esse é um endereço que os usuários não vão encontrar ao colocá-lo na barra de navegação, já que ele está errado. O único IP que é mais próximo e que serve mesmo para a configuração, é o 192.168.1.1.
Ele deverá ser digitado na barra para que se ache a página e, para que os internautas evitem errá-lo, é mais fácil que eles copiem.
É normal que alguns usuários percam muito tempo procurando se o seu roteador está com defeito, se o sinal não está chegando e, na verdade, nada disso é o problema, mas sim o IP errado ( 192.168.ll ).
Uma vez que os roteadores têm muitas marcas diferentes, alguns ficam em dúvida se o aparelho que estão usando aceita esse IP na hora de configurar. Se a página ficar cinza e não abrir à semelhança de uma página web normal, é porque esse endereço não funciona.
Para saber previamente se vai dar certo, é só dar uma olhada na etiqueta do roteador e também no seu manual de instruções: em algum deles costuma ser mostrado se existe um IP exclusivo para a sua configuração.
Em que o roteador poderá ser modificado?
As funções que podem ser trocadas nos roteadores são, por exemplo, as portas com as quais a conexão acontece. Os usuários podem mexer nas configurações de segurança, podem criar redes diferentes e muito mais, mas isso se indica apenas depois de ler o manual.
Uma configuração que vale a pena que os usuários conheçam é a de bloqueio. Através dela, qualquer um consegue que os aparelhos de smartphones não consigam conectar-se.
Isso é ótimo para aqueles que querem que somente algumas pessoas desfrutem da Internet por qualquer razão que seja: é só colocar o nome do aparelho que deverá ficar bloqueado e ele não conseguirá usar o wireless.
Confira também:
- Mudar senha pelo ip 192.168 o 1
- 192.168 o 1 admin
- 192.168 l 0
- 192.168 101
- 192.168 100
- 192.168 1.1 admin
- 192.168 0.1 admin
Quando há problemas com o roteador?
É certo que configurar o roteador (e até mesmo qualquer modem) é algo bastante rápido e também bastante útil.
Porém, também é uma tarefa na qual se pode ter problemas posteriores de conexão devido a duas coisas: ao erro na hora de mexer nas abas e também ao não reconhecimento da nova rede.
Para a primeira opção, será necessário que os internautas revejam as indicações que o manual faz antes de recomeçar: se existirem mesmo erros, será preciso que tudo seja feito de novo para que eles sejam zerados.
No caso de não reconhecimento, os usuários podem escolher reiniciar: desligando o roteador com o botão power e desligando o computador.
Vale ressalvar que o roteador não poderá ficar no stand-by: ele deverá ser desligado de verdade.
Uma vez que a conexão wireless voltar tanto ao computador quanto aos dispositivos móveis, é só usar. Porém, se a reinicialização não corrigir, o internauta precisará desfazer a configuração que fez do roteador usando uma formatação e criando uma rede nova.