As métricas mais importantes das redes sociais

É preciso ter em mente que, ao compreender bem os fundamentos das redes sociais e das suas respectivas métricas, a página do seu negócio pode ser diferenciada, garantindo o sucesso da sua empresa no ambiente digital e, consequentemente, gerando maior conversão de leads em vendas.

As redes sociais, como sabemos, são meios de comunicação e de publicidade, podendo-se destacar o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e o Pinterest como sendo as principais.

Tais redes sociais facilitam, muitas vezes, a venda de produtos e serviços, afinal de contas, hoje em dia, o mundo é regido, basicamente, pelas tecnologias e os indivíduos passam cada vez mais tempo do seu dia conectados às redes sociais.

Por isso, é fundamental que uma empresa, interessada em alcançar um maior número de pessoas no ambiente digital, a fim de alavancar o seu negócio, conheça determinadas métricas para obter uma boa compreensão sobre a dinâmica do seu público.

Para analisar, por exemplo, se o conteúdo está gerando interesse, se há um grande número de compartilhamentos, se o alcance está sendo satisfatório, se as taxas de conversão estão saindo como o esperado e muito mais.

Isso significa que as métricas são maneiras de se mensurar as estratégias utilizadas em determinada rede social, certificando-se do que está dando certo ou não.

No entanto, fazer essa avaliação ou saber quais métricas são as mais importantes acaba se tornando uma tarefa difícil para muitas pessoas, principalmente, para aquelas que não estão ainda muito familiarizadas com esse universo de marketing digital e vendas online.

Por isso a importância de ter um bom suporte de uma empresa especializada em marketing digital focada em conversão e resultados.

É válido ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o número de curtidas é a métrica mais importante a ser analisada em primeira instância. Mas isso não quer dizer que o número de “likes” não seja algo relevante, porém não é APENAS isso que importa.

Vamos ver tudo sobre garantir o sucesso das suas redes sociais, conferindo quais métricas são as mais importantes.

5 métricas para você ter na ponta da língua

É claro que cada rede social possui suas próprias particularidades, entretanto, as métricas a seguir servem, de modo geral, para todas elas.

Compartilhamento

Vamos ser honestos, fazer com que as pessoas compartilhem o seu conteúdo é algo desafiador, não concorda? Hoje em dia, as pessoas buscam compartilhar conteúdos mais divertidos, engraçados, leves. Portanto, é preciso adotar toda uma estratégia para que aquilo que você irá publicar se torne valioso o suficiente ao ponto de o indivíduo desejar repassar para uma outra pessoa.

O compartilhamento gera um impacto tanto na questão da confiabilidade – geralmente, as pessoas tendem a consumir determinado produto ou serviço com maior segurança quando há uma indicação de pessoa conhecida – quanto na questão dos algoritmos, pois as redes sociais levam muito em consideração o número de compartilhamentos no momento de fazer uma seleção das publicações que terão um maior alcance orgânico.

Alcance

O alcance é uma métrica valiosa, pois, quanto maior for a quantidade de pessoas que visualizam o seu conteúdo maior será o número de pessoas que vão interagir com a sua página, através de curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Gerando, desse modo, um maior interesse de outros visitantes e dos próprios usuários que acompanham os canais de redes sociais do seu negócio, em adquirir determinado produto e/ou serviço. Isso significa, portanto, que o alcance pode sim resultar numa maior conversão de vendas!

Engajamento

O engajamento está diretamente ligado ao alcance e ao compartilhamento. Em suma, o engajamento é o resultado de quantos usuários consideraram uma publicação importante ao ponto de se envolverem com ela.

Para isso, é preciso fazer o seguinte cálculo:

PA x NA = ENGAJAMENTO TOTAL

PA = número de pessoas que foram alcançadas;
NA = Número de ações de envolvimento realizadas na publicação;

Reflita: o que vale mais?

Impactar 1.000 pessoas com 100 envolvimentos cada uma ou impactar 5.000 pessoas e não ter nem 100 envolvimentos? Obviamente, o engajamento é melhor na primeira opção, então, vale mais!

Conversão

É de extrema importância que você acompanhe a taxa de conversão, isto é, que você faça a análise de quantas vendas foram trazidas com as redes sociais.

Isso revela se seu negócio está tendo um retorno positivo ou não. Se você identificar que algo não saiu como o esperado, está na hora de mudar as estratégias ou aplicar outras ações, procurando entender o que está faltando para melhorar a sua página ou o que você anda fazendo de errado!

Crescimento por canal

O crescimento das suas ações de marketing em redes sociais pode ser avaliado por três fatores conjuntamente:

1- Aumento da base de seguidores;
2- Mais Engajamento;
3- Mais Tráfego

Lembre-se:

Número de seguidores é considerado uma ‘métrica de vaidade’, por isso, deve-se tomar cuidado, visto que, somente o aumento do número de seguidores, por exemplo, não significa propriamente aumento do número de vendas.

Agora que você está por dentro do que as redes sociais podem fazer pelo seu negócio e a importância da observação das métricas, está na hora de você começar a colocar todo esse conhecimento em prática.

É essencial que você não se esqueça das métricas que mencionamos acima, muito valiosos para o sucesso do seu negócio nas redes sociais:

1- Compartilhamento;
2- Alcance;
3- Engajamento;
4- Conversão;
5- Crescimento por canal.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais, afinal de contas, é importante que o máximo de pessoas, interessadas na utilização das redes sociais para geração de negócios tenha mais conhecimento sobre as métricas mais importantes para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.