O que é Nanotecnologia? Saiba aqui

Que a nanotecnologia é importante, isso não é dúvida para ninguém, mas será que você sabe mesmo o que é nanotecnologia? Bom, se não sabe, continue a leitura e descubra hoje mesmo.

Além de falar o que é nanotecnologia, vamos dar umas dicas importantes sobre o assunto, então, se prepare, você vai ficar surpreso com a utilidade dessa tecnologia.

As dimensões são minúsculas, mas seu potencial é enorme: a nanotecnologia pode ser a base do desenvolvimento tecnológico, está presente em tudo, desde ao melhor roteador mesh, até nanotecnologia na medicina, incrível não é mesmo?

Já pensou que existem materiais e tecnologia um milhão de vezes menores que seu fio de cabelo? É justamente com esses materiais científicos que a nanotecnologia trabalha e estuda. 

O seu campo de estudo está definido em seu próprio nome a palavra nano  “nano” tem origem grega que significa  pequeno, logo esta área da ciência trabalha com matérias minúsculas que estão em uma escala atômica. 

A primeira vez que se falou em Nano foi em 1958, mas só na década de 70 que as universidades começaram a pesquisar a respeito. A partir dessa época a  nanotecnologia, se tornou a vilã de grandes filmes de ficção científica como exterminador do futuro e robôs. 

Mas afinal, o que é de fato essa tecnologia, o que é nanotecnologia? a nanotecnologia pode ser caracterizada como?

O que é nanotecnologia?

A nanotecnologia nada mais é que uma tecnologia que nos permite trabalhar com coisas extremamente pequenas. 

Vou lhes dar um exemplo, hoje quando construímos algo começamos do maior para o menor, ou seja, quando montamos uma escultura temos que tirar todo o excesso dela para que fique da forma que queremos, ou para construirmos uma casa temos que cortar as madeiras para que formem as pilastra que queremos.

Já com a nanotecnologia o processo seria opostos nano máquinas seriam capazes de criar da escala menor para maior sem que houvesse qualquer desperdício de material. 

Outra vantagem da nanotecnologia seria na reciclagem, pensar em desmontar um lixo na escala nano seria um bom jeito de reciclar todo o ouro e prata que desperdiçamos quando jogamos no lixo alguns produtos.

Quando trabalhamos com materiais em níveis nano as propriedades físicas desses materiais são completamente modificadas.

Para entendermos um pouco melhor essa tecnologia temos que buscar base em princípios usados na física quântica, um dos métodos utilizados para a manipulação de materiais de escala atômica é o confinamento quântico que ocorre quando se confina o movimento dos elétrons. 

Dando um exemplo de como funciona o confinamento quântico imagine quando prendemos as pontas de uma corda em pilastras e balançamos ela as oscilações das ondas que serão produzidas estarão bem definidas já que a corda está presa.  

Outro exemplo seria um violão que tem suas cordas confinadas logo quando tocamos determinada corda ela vai vibrar em uma frequência definida. 

O confinamento quântico funciona da mesma forma quando se prende o elétron a onda que representa o elétron vai oscilar em frequência bem definida e é assim que o controlamos, pois, a energia é diretamente proporcional à frequência. 

Logo quando estamos fazendo uso de nanomateriais ele passam a ter suas propriedades definidas por esses elétrons confinados. Logo usamos os confinamentos para termos energias específicas.

O segundo ponto que deve ser adotado pela física quântica é o aumento da área específica, esse princípio é um pouquinho mais complicado que o confinamento, mas imagine dessa forma, temos um cubo a grande a maioria dos átomos desse cubo vai estar no interior do dele e não na superfície.

Agora quando pegamos um cubo de um nano mais da metade do átomo estará na superfície. Os átomos que interagem são aqueles na superfície e não os que estão no interior, assim as propriedades físico-químicas estão relacionadas aos átomos que estão na superfície.  

Dicas finais sobre o que é nanotecnologia

No nano qualquer modificação na superfície vai causar alteração nas propriedades do elemento. 

A tecnologia usa esses princípios mencionados acima para trabalhar com nano materiais não vamos construir coisas átomo por átomos vamos induzi-los criando um ambiente adequado para que eles se organizem do jeito que queremos e assim criando o que queremos.  

Para que entendermos as a propriedade de um material pense no Diamante e Grafite, diamante é isolante e grafite é condutor, no entanto ambos são feitos de moléculas de carbono que teve a propriedade alterada, a diferença é que quem fez essa alteração foi a própria natureza e não os humanos a nanotecnologia vem para mudarmos isso.

Agora você já sabe o que é nanotecnologia, mas pode ter outras pessoas com dúvidas sobre nanotecnologia, aplicações dela, escova nanotecnologia, tns nanotecnologia, nanotecnologia na medicina, e outras coisas, então compartilhe esse texto em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.