Como captar clientes pela internet com sucesso?

Saber como captar clientes pela internet é a chave para o crescimento de qualquer empresa atualmente, visto que o público, de todos os segmentos, frequenta cada vez mais o ambiente online.

Essa prática é cada vez mais enfática nas empresas, e por isso, a concorrência também é um fator que torna o aprendizado das técnicas de captação de clientes ainda mais importante.

Captar clientes não é exatamente uma novidade para nenhum empresário, contudo, a vida online trouxe um ingrediente a mais nessa prática, a qual mudou bastante desde a transformação digital. Logo, saber como captar clientes pela internet é uma questão de adaptar as técnicas de marketing para o mundo virtual.

A boa notícia é que o meio virtual é mais democrático do que os veículos de divulgação tradicionais, o que torna como captar clientes uma atividade mais estratégica e menos cara.

Por outro lado, é preciso investir em muito conhecido a fim de explorar o universo dos sites e das redes sociais ao máximo. O marketing de conteúdo é a ferramenta principal nisso.

Veja a seguir as dicas de como captar clientes pela internet através de técnicas de marketing de conteúdo, com ênfase no SEO e materiais explicativos, saiba como fazer anúncios e remarketing, além de incentivar o público a se engajar com seu conteúdo online.

Conheça as melhores dicas de otimização no processo de captação de clientes pela internet e veja a melhor ferramenta que você pode obter para fazer a prospecção entre empresas!

Veja dicas de como captar clientes pela internet

São muitas as formas de como captar clientes pela internet. De fato, a cada dia que passa as empresas estudam e criam novas.

Mas existem aquelas que podem ser usadas em qualquer empresa, de qualquer nicho, e que se feitas da maneira correta, trazem excelentes resultados. Conheça cada uma especificamente:

Crie ou invista em marketing de conteúdo

Para entender a necessidade do investimento em marketing de conteúdo, sobre como captar clientes pela internet, é preciso pensar como o consumidor atual. O hábito da maioria das pessoas que compram, pela internet ou em lojas físicas, é fazer buscas acerca do seu objeto de interesse.

Basicamente, o público busca o máximo de informação possível acerca do universo do produto ou serviço que deseja adquirir.

Na esteira deste novo hábito do consumidor entra o marketing de conteúdo. É preciso realizar uma pesquisa profunda do assunto que a empresa domina, isto é, tudo o que diz respeito aos seus produtos ou serviços. Por exemplo, uma agência de viagens cria um blog com artigos que mostram os melhores roteiros de viagens do Brasil.

Pessoas interessadas em viajar buscam informações sobre isso na internet e eventualmente descobrem o blog da agência e são conduzidas, ao longo de um processo, até a venda.

O marketing de conteúdo pode ser disseminado por blogs, canais no Youtube, sites, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Cada um desses canais de veiculação de conteúdo influencia em como captar clientes pela internet.

Foque em estratégias SEO

Em termos de marketing de conteúdo, o valor do conteúdo é apenas parte da estratégia. É preciso dar foco no SEO, que nada mais é do que uma reunião de técnicas cujo objetivo é otimizar os mecanismos de busca, para que isso facilite ao público de encontrar as redes, blogs, sites e qualquer canal relacionado à marca.

O SEO é importante por causa da natureza do principal meio de encontrar um site: o mecanismo de buscas. Com ênfase no Google, a maior de todas, as ferramentas de busca funcionam a partir de critérios específicos que ditam o funcionamento de seus algoritmos.

Portanto, é preciso adequar toda a parte textual, de imagens e links das publicações para que elas sejam bem ranqueadas.

Quanto mais alto o ranking dado pelo Google, mais visível se torna o site, blog ou página de uma empresa. Pesquisas mostram que as pessoas nunca passam da segunda página de resultados das buscas.

De fato, a maioria não sai da primeira. Logo, uma empresa que emprega esforços no SEO aumenta as chances de ser vista por clientes em potencial.

Materiais explicativos

Os materiais também são produtos do marketing de conteúdo. O que o cliente mais busca é valor e informação, e um conteúdo rico, realmente direcionado a atender ao público e tirar suas dúvidas, produz efeitos maravilhosos nos negócios. O primeiro é o nível de confiabilidade da empresa e o segundo a possibilidade de captar mais leads.

Os materiais explicativos podem assumir a forma de e-books, apostilas, infográficos, e-mails com curiosidades, entre outros.

Estude fazer anúncios

As técnicas de marketing de conteúdo são vitais em como captar clientes pela internet? Sim, com certeza! Mas isso não é motivo para subestimar o poder dos anúncios.

Através dos anúncios, especialmente com as plataformas e redes atuais, é possível segmentar o público, refinar a persona e gastar muito menos do que com anúncios em veículos tradicionais.

Remarketing

Fazer remarketing significa não desistir dos clientes. É chamar de novo, através de anúncios ou conteúdo, os consumidores que por algum motivo visitaram o site e não fizeram a compra, ou clientes que demonstraram interesse em qualquer fase do funil de vendas, mas não foram convertidos.

Compartilhar conteúdos e troca de links com parceiros

Parcerias com sites e blogs de outras empresas, que atuam no mesmo nicho que a sua, constituem ótimas estratégias sobre como captar clientes pela internet. Trocar links, fazer e hospedar guests posts, são excelentes opções para que novos públicos se abram às empresas parceiras. A solidificação da autoridade online também é outra vantagem obtida nas parcerias.

Trabalhe o funil de vendas e clientes

O funil de vendas deve ser extremamente claro, isto é, a empresa deve criar todos os passos a fim de conduzir o cliente ao longo da jornada de compra. Ademais, é necessário linkar uma etapa do funil com a próxima, de forma que o cliente saiba qual é a atitude a tomar. Em suma, para captar o cliente de forma eficaz, a ponto de obter conversões, é preciso acompanhá-lo em sua experiência de compra. Acesse e utilize o CNPJ Biz para otimizar o seu processo de vendas agora mesmo!

Campanhas em datas sazonais especiais

Datas e épocas especiais podem ser usadas para dar um “boost” nas vendas. É uma das formas mais rápidas em como captar clientes pela internet. De fato, os negócios online possuem uma data obrigatória, que é a Black Friday.

Mas épocas do ano como o Natal, início do ano letivo, dia dos pais, das mães, entre outros, são datas que as empresas exploram tradicionalmente. Ao conhecer o seu nicho e seu cliente, você descobrirá datas e sazonalidades ainda mais específicas.

Variedade de opções de pagamento

Outro aspecto que possui força em como captar clientes pela internet é o dinheiro, por óbvio. Aqui a questão não é o preço em si, pois este é atrelado ao valor percebido do produto.

A questão importante aqui é dar opções ao cliente na página do checkout. Basicamente, incluir o máximo de opções possíveis, cupons de desconto e autorizar o uso de várias bandeiras de cartão.

Ademais, é necessário automatizar e facilitar o máximo possível a vida de seu cliente na página de pagamento. Muitos desistem da compra por falta de opções de pagamento ou a página do checkout é de má qualidade. Vendas são perdidas à toa.

Otimização para captar cliente pela internet

Além de tudo o que foi mencionado sobre como captar clientes pela internet, você ainda pode lançar mão de algumas dicas para otimizar todo esse processo.

Crie site simples de navegar

Tudo o que o cliente quer na vida é facilidade e economia de tempo. Um site complicado demais ou lento no carregamento pode dissuadir pessoas de continuarem a seguir pelo funil. Pode, inclusive, fazê-las desistir de consumir o conteúdo do site ou fazer a compra.

A motivação do cliente parece frágil, mas isso é apenas porque ele sabe que existem vários sites. Ele pode descartar um facilmente em favor de outro.

Além de tudo, é necessário otimizar todos os seus sites para mobile, uma vez que muitas pessoas veem conteúdos e fazem compras em seus aparelhos de celular.

Entenda o que seu público-alvo precisa

Mais uma vez, a regra é a simplicidade. Trazer valor ao produto ou serviço é torná-lo compatível com a necessidade do cliente, sem jamais complicar a explicação, pois o cliente quer informações rápidas e fáceis de consumir.

Aprenda com acertos e erros da concorrência

Por fim, uma das melhores práticas em como captar clientes pela internet é verificar o andamento do mercado. Em outras palavras, examinar as práticas de outras empresas em seu nicho. Assim, você poderá identificar lacunas para criar estratégias novas e evitar erros que as concorrentes já cometeram.

Embora sejam muito específicas, cada uma das técnicas de como captar clientes pela internet deve ser pensada no contexto do funil de vendas em sua totalidade.

Quanto mais você integrar o método, mais o cliente será bem conduzido, bem “alimentado” com informação e estará mais inclinado à compra.

A cada nova venda, mais clientes podem chegar e isso levará sua empresa a construir autoridade online, alcançar novos públicos e, em consequência, crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.