Connect with us

serviços online

Meu INSS – Agendamento, Serviços e Cadastramento

Published

on

A Central de Serviços Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para os cidadãos que têm por direito este benefício, foi criada para facilitar a vida dos segurados.

Isto é, sendo responsável pelos pagamentos da aposentadoria e outros benefícios dos trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.

Durante o período de trabalho as pessoas contribuem com o seguro da previdência social e través do INSS que é repassada a renda às pessoas.

O valor do benefício é descontado diretamente na sua folha de contracheque e esses valores descontados vão depender do salário de cada funcionário podendo variar de 8% à 11%.

Com isso o cidadão brasileiro têm que contribuir com essa taxa e tem como principal finalidade beneficiar os contribuintes garantindo o recebimento de um auxílio mensal durante a aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte e outros mais.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site: MEU INSS. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha.

Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135. Como mostra as instruções abaixo:

É disponibilizado também serviços que não precisam de senha de acesso. para você que ainda tem dúvidas sobre esse benefício, lá você encontrará perguntas frequentes com as devidas respostas para total esclarecimento. É só clicar aqui: DÚVIDAS

Conheça alguns serviços do MEU INSS:

No site MEU INSS, você tem a oportunidade e facilidade de consultar tudo o que diz respeito ao esse benefício, pois lá há serviços para atender suas dúvidas e consultas. É só conferir como funciona, veja:

Aposentadorias Urbanas

Ao clicar na opção Aposentadorias Urbanas, serão apresentadas duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

A aposentadoria por idade, você precisará saber se já pode ser concedido automaticamente, para isso, terá que fazer uma busca nos sistemas do INSS.

Caso, não for possível, é só acompanhar o andamento do pedido pelo MEU INSS com o número do protocolo de requerimento ou ligue para o número 135 para ser atendido.

Na opção Aposentadoria por Tempo de Contribuição, para saber se pode ser concedido à distância, também será feita uma busca nos sistemas do INSS.

Caso, não for possível, o segurado será direcionado para o agendamento do atendimento em uma agência.

Salário Maternidade

Após a solicitação do benefício, também será necessário realizar a busca nos sistemas do para saber se já poderá ser concedido automaticamente ou acompanhar com o número do protocolo do requerimento, pode ligar também para o número 135.

Extrato Previdenciário (CNIS)

Com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é o serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o extrato previdenciário registrados neste.

É possível através deste serviço encontrar informações como o período trabalhado, o nome do empregador e o valor recebido, ainda as contribuições efetuadas em Guia da Previdência Social (GPS), em circunstância de contribuinte individual ou prestador de serviço.

Também há possibilidade de saber a prévia de quais os períodos que estão faltando para que possa garantir benefício comprovado ou se está perto ou não de se aposentar. 

Lembrando que algumas empresas bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário como: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Simulação de Tempo de Contribuição 

Para calcular o tempo de contribuição, isto é, quanto tempo falta para o segurado se aposentar, basta ir no sistema do MEU INSS e ir nessa ferramenta que realiza a busca automática das informações e dados do segurado registrados no sistema.

E caso falte algum que, porventura, não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação. veja o ilustrado:

Agendamentos

É possível solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e à distância.

Para fazer o agendamento à distância basta clicar no link: Agendamento

Em seguida insira seu nome, CPF e data de nascimento e clique na opção para continuar:

É bom ressaltar que fazer um Login para ter acesso à todos os serviços é bem mais vantajoso. Quer fazer o Login? Siga o ilustrado e clique aqui para efetuar seu Login.

Após isso você terá uma conta e poderá fazer todas as consultas cabíveis sobre seus benefícios.

Histórico de Crédito de Benefício

É um histórico que comprova que o segurado recebe o benefício mostrando também sua renda mensal, detalhando valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Carta de Concessão

Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício.

Extrato de Empréstimo Consignado

É possível, por meio deste, que o segurado possa conferir todo o histórico de créditos consignados, além de outras informações como valores de parcelas, prazo e margem da consignação atual.

Procurando Cartas de Crédito em Belém já Contempladas? Acesse Aqui

Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29

Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.

Encontre uma agência

Essa ferramenta localiza agências mais próximas do local do solicitante por meio do CEP ou do município.

DRSCI – Declaração para o Contribuinte Individual

A Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, chamado também de Contribuinte Individual, está com situação de cadastro regular e com seus recolhimentos em dia.

Alterar Dados de Contato

Por meio dessa aba, é possível atualizar os dados de contato (endereço, telefone e e-mail). Além disso, é possível incluir um endereço como segunda opção, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.

Cadastre-se agora!

Para fazer o cadastro no Sistema, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica,  (Exemplo: Seguranca1).

Observação: A senha inicial para acessar, também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Sicredi, e, em breve, outros.

Dificuldades?

Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso, poderá ligar para a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem ser preciso fazer um agendamento. Brasileiros no exterior também conseguem acessar.

Baixar aplicativo – Android e iOS

baixar no google play
baixar na app store meu inss

Baixe o aplicativo para ter na palma da mãos todas as informações sobre seu INSS, consultas, extratos e etc.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − três =