México usará drone submarino para auxiliar resgate de mineiros presos

por Pedro Rodrigues

Publicado em

ANÚNCIOS

O México preparou uma operação nesta segunda-feira para permitir que mergulhadores entrassem em uma mina onde 10 trabalhadores estão presos há cinco dias. Um dia depois que o presidente Andrés Manuel López Obrador pediu mais esforços para salvar os mineiros, a Defesa Civil anunciou que inspecionaram o local com drones equipados com câmeras subaquáticas antes que os socorristas entrassem.

 De acordo com Velázquez, o dispositivo possui uma câmera de alta definição e luzes que podem registrar profundidades de até 250 metros, permitindo que os mergulhadores detectem possíveis obstáculos sem colocar em risco a vida dos socorristas. 

O anúncio causou alvoroço em acampamentos onde famílias de mineiros aguardavam em Agujita, uma comunidade no estado de Coahuila que faz fronteira com os Estados Unidos. Alguns comentaram que isso pode acelerar seu trabalho. No entanto, de acordo com os planos apresentados pelos militares, a submersão dos poços deverá ocorrer em meados desta semana. 

ANÚNCIOS

De acordo com essas estimativas, o nível de água seguro acessível aos socorristas é de 1,5 metros. Agora tem 19,4 metros. Ao mesmo tempo, o governo anunciou que a extração de água bombeada estava em andamento.

 O presidente garantiu que especialistas locais e familiares estavam confiantes de que os mineiros estavam vivos. No entanto, as preocupações são evidentes entre os familiares do detido, que ao longo do tempo questionam a capacidade dos socorristas e evitam falar com os jornalistas. 

A mina está localizada a aproximadamente 1.130 km ao norte da Cidade do México e é uma importante área de produção no país, onde esses acidentes ocorrem com frequência. O acidente ocorreu na quarta-feira, quando trabalhadores colidiram com uma área adjacente cheia de água que desabou e inundou a mina, disseram autoridades. Cinco dos mineiros conseguiram escapar.

ANÚNCIOS

Atualizações

Recentemente, o governo lançou um drone submarino para observar um obstáculo que impedia que equipes de resgate saíssem de um sumidouro na cidade de Agujita, no norte do estado de Coahuila. Equipes de resgate estão cavando vários poços para evacuar a água, e mergulhadores militares estão esperando o momento certo para procurar mineiros cuja condição é desconhecida. Não havia condições para a entrada de equipes de busca e salvamento ontem (segunda-feira). 

O drone usado pelas autoridades mexicanas pode atingir profundidades de até 150 metros e será usado para operações de resgate, pesquisas científicas e inspeções na indústria da aquicultura. 

A mina tem cerca de 60 metros de profundidade e está parcialmente cheia de água turva, segundo imagens captadas com o aparelho e divulgadas pela Defesa Civil nesta terça-feira. Um nível de água seguro acessível aos socorristas é estimado em 1,5 metros. Agora tem 16,4 metros. 

Essa mineração de Agujita é principalmente artesanal. Os homens que trabalham lá costumam  descer  por cavidades estreitas que não possuem reforços nas paredes, ao contrário das instalações industriais. 

Autoridades disseram que o acidente ocorreu na quarta-feira, quando trabalhadores colidiram em uma área adjacente cheia de água que desabou e inundou a mina. Cinco dos mineiros conseguiram escapar.

A mina está localizada na região de mineração de carvão de Coahuila, cerca de 1.130 km ao norte da Cidade do México, que é o principal produtor desse mineral no país, e esses incidentes são frequentes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.