Como aumentar o alcance no Instagram

Como a concorrência está cada vez maior, ganhar a atenção do público nas redes sociais não é algo simples. No entanto, dedicar-se a elevar o alcance no Instagram não apenas traz novos seguidores, mas também aumenta o engajamento do perfil. Dessa forma, as empresas com perfis no Instagram podem aumentar suas vendas e fortalecer suas marcas.

Segundo o SproutSocial, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais contas no Instagram, com 77 milhões de usuários. Nosso país perde apenas para os EUA e para a Índia, com 120 e 80 milhões de usuários, respectivamente.

No mesmo estudo, 80% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar, descobrir e buscar novos serviços e produtos. Dessa forma, a importância dessa mídia social fica bem clara, especialmente para quem trabalha com marketing digital.

Para entender melhor como fazer sucesso na plataforma, você verá algumas dicas sobre como aumentar o alcance no Instagram. Isso fará o seu trabalho nas redes sociais ser ainda mais produtivo. Leia este texto e saiba como aumentar o alcance no Instagram.

Alcance e impressões no Instagram

Antes de falar sobre como aumentar o alcance do Instagram, é preciso explicar como funciona o alcance da plataforma. Além disso, também é necessário falar sobre as impressões dessa mídia social. Nos próximos tópicos, você entenderá melhor cada um desses temas:

Alcance do Instagram

Em poucas palavras, o alcance do Instagram é simplesmente o número de usuários que visualizaram os posts de um perfil. Aliás, pensando em atrair mais visualizações, existem pessoas que compram curtidas no Instagram. Na visão de quem faz isso, aumentar o número de curtidas fará outras pessoas se interessarem por um determinado post.

Impressões no Instagram

As impressões no Instagram mostram quantas vezes suas postagens foram vistas (ainda que mais de uma vez por uma mesma pessoa). No melhor dos mundos, o alcance de seus posts deveria ser igual ao de seu número de seguidores. No entanto, isso não costuma acontecer, pois o algoritmo da plataforma não trabalha desse jeito.

Para que um determinado conteúdo seja entregue aos usuários, o algoritmo do Instagram leva três princípios em consideração:

  • Relação dos seguidores com a página: quais são as pessoas que mais engajam em seu perfil (curtem, comentam, compartilham e salvam seus posts);
  • Temporalidade: apesar de seus posts não serem exibidos de forma cronológica, o algoritmo sempre foca nas postagens mais recentes. Por isso, é muito importante fazer posts constantes e nunca ficar longos períodos sem postar no perfil;
  • Engajamento: quais tipos de conteúdo (feed, fotos/vídeos ou Stories) ou temas de posts fazem seu público interagir com o perfil. Quanto mais interações um determinado post gerar no perfil, maior a chance do algoritmo entregá-lo para mais pessoas.

Ao ver os tópicos acima, percebe-se que, para que seus posts tenham um bom alcance no Instagram, é crucial aplicar estratégias que “chamem a atenção” do algoritmo. Assim, sua página terá mais chances de fazer sucesso na plataforma. Nos próximos parágrafos, você verá algumas dicas para que seus posts tenham um bom alcance.

Como aumentar o alcance no Instagram

Como você já entendeu o que é o alcance do Instagram, está na hora de saber como atingir mais pessoas com seus posts. Ou seja, você conhecerá estratégias que farão o algoritmo valorizar a sua página e entregar seu conteúdo para os usuários. A seguir, veja como aumentar o alcance no Instagram:

Escolha o período certo para postar

Ao acessar o Instagram Insights, é possível conferir os dias e horários que mais têm picos de acesso. Após conhecer essas informações, é possível utilizá-las para fazer posts em horários onde seu público está presente.

Para saber em qual horário seu público costuma acessar o Instagram, faça posts em diferentes períodos do dia. Depois disso, analise em qual horário suas postagens obtiveram mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos).

Além disso, é muito importante conhecer a rotina de seu público, pois ela terá grande influência sobre seus posts. Por exemplo, se seu público é adolescente, é provável que eles não usem o Instagram durante o horário escolar. Portanto, não faça posts nesses períodos, pois eles dificilmente trarão bons resultados.

Não fique muito tempo sem postar

Em muitos casos, é comum fazer posts no Instagram e não ter qualquer tipo de retorno. Aliás, é provável que muitos de seus posts tenham apenas uma ou duas visualizações. Afinal de contas, costuma levar algum tempo até o algoritmo realmente mostrar seu conteúdo.

No entanto, mesmo com resultados iniciais ruins, é necessário ser constante em seus posts. Do contrário, o algoritmo entenderá que você abandonou a página e seu conteúdo será esquecido por ele.

Por outro lado, como um dos aspectos analisados pelo algoritmo é a temporalidade, manter seus posts atualizados é importante. Assim, ao perceber que seu perfil está sempre ativo, o algoritmo se sentirá motivado a mostrar seu conteúdo na plataforma. Em suma, quanto mais você postar, maior a chance de seu conteúdo ser mostrado pelo algoritmo.

No entanto, é importante lembrar que, de nada adianta acumular muitos posts, se eles não forem de qualidade. Ou seja, ter um grande volume de posts que não agregam valor é a mesma coisa que não ter.

Por isso, por mais que seja importante postar com frequência, lembre-se que o perfil deve ter um bom conteúdo. Do contrário, as pessoas não terão interesse em acompanhá-lo, o que será péssimo para o seu trabalho. Em poucas palavras, a quantidade e a qualidade dos posts devem caminhar juntas.

Use o Instagram Stories

O Instagram Stories é a ferramenta perfeita para aproximar o adm e o público do perfil. Nos Stories, é possível utilizar várias figurinhas, criar enquetes ou, simplesmente, perguntar algo na caixinha de perguntas. Todos esses conteúdos fazem o público interagir com a página e se aproximar do criador. Assim, o engajamento do perfil cresce e, por consequência, o seu alcance.

Ao usar o Instagram Stories, é possível gravar vídeos mostrando os bastidores de sua empresa. Por exemplo, você pode mostrar os novos lançamentos, a reposição de produtos, a organização de algum evento, entre outras coisas.

Ao mostrar esse tipo de conteúdo, sua marca ficará mais humanizada, o que causará empatia nas pessoas. Esse é um excelente modo de atrair seguidores e valorizar sua marca no Instagram.

Trabalhe com a aba “Destaques”

Apesar dos Stories serem ótimos para ganhar interações, eles duram apenas 24 horas. Por isso, é interessante usar a seção “Destaques”, pois ali ficam os stories que podem ser fixados no perfil. Basicamente, os stories desta seção ficam em sua página pelo tempo que você quiser.

Ademais, visando facilitar a organização da página, é possível categorizar os destaques por meio de temas. Isso facilita não só a vida do adm do perfil, mas também dos usuários, pois eles saberão que tipo de conteúdo irão assistir. Outro ponto interessante é que os destaques podem ser compartilhados para outros perfis. Dessa forma, pessoas que não te conhecem podem ver o seu trabalho.

Uma boa dica é criar capas para os seus destaques e adequá-las a identidade visual de sua marca. Aliás, você pode fazer suas capas nos mesmos programas onde você cria banners e outros tipos de arte. Isso tornará o seu trabalho um pouco mais fácil.

Conheça os Salvos do Instagram

O Salvos do Instagram é um local onde os usuários podem armazenar, de forma privada, posts que encontraram no feed. Inclusive, é possível separar os posts salvos em diferentes pastas, o que é ótimo em termos de organização. Ademais, segundo o algoritmo do Instagram, quanto mais rápido um post for salvo pelos seguidores, maior a chance dele aumentar o alcance do perfil. Ou seja, quando um seguidor salvar algum de seus posts, ele contribui muito para o crescimento de sua página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.