Connect with us

Internet das coisas

O que é access point?

Published

on

O acess point, que também é chamado de ponto de acesso sem fio, é um tipo de aparelho que permite que os dispositivos tenham Internet. Descrevendo desse modo, pode-se acreditar que os acess point são o mesmo que os roteadores, mas há certas características diferentes dentre eles.

Na maior parte dos casso, esse equipamento precisa de uma rede de cabos e a sua função é que duas redes wireless já configuradas fiquem conectadas. Muitas fabricantes têm aparelhos de acess point, incluindo marcas como a D-Link; geralmente, eles têm menos indicadores que os aparelhos de Internet comum e há duas antenas.

access point

Por que ele não é o mesmo que um roteador?

O roteador funciona criando uma conexão wireless da qual todos os dispositivos compatíveis podem beneficiar-se. Contudo, o acess point possui muito mais usos do que esse, inclusive transformar uma conexão banda larga em um sinal de wi-fi. Para certos espaços, como uma empresa com numerosos computadores, ter um acess point representa uma vantagem bem maior do que ter um roteador.

Também se pode recorrer ao acess point sempre que se precisa de um repetidor de sinal. Isso significa que a Internet passará a ser conectada até me cômodos com mais distância de onde está o roteador, o que é muito importante quando se tem um estabelecimento grande ou muitos cômodos residenciais nos quais pessoas têm de navegar na rede.

Foi falado que o acess point tem a capacidade de fazer com que uma rede com fio seja transformada em uma conexão sem fio. Contudo, o contrário também pode ser feito por esse aparelho e, para quem acha que esse tipo de operação é um pouco sem razão, não é. Existem locais que precisam de conexão e que têm certa distância, mas nos quais não se pode utilizar a fibra óptica, inclusive por causa do preço alto. Assim, o acess point pode ser um substituto.

De que maneira se faz a configuração do acess point?

As instalações serão específicas para cada uso que o internauta fará do AP. Se houver a intenção de que ele passe a ser repetidor de sinal, precisa-se ir ao menu do roteador e procurar por Network ou por uma página chamada Rede. Busca-se a parte Settings ou então Ferramentas e escolhe-se universal repeater.

O próximo lugar a se clicar é o “Search” e é necessário localizar o seu próprio roteador, por intermédio do seu SSID. Na próxima parte, os internautas procuram o WPA-PSK/WPA2-PSK, que é sua chave de criptografia, devendo-se lembrar de que, nas páginas onde houver botão “salvar”, deve-se clicar nele.

As funcionalidades são sempre iguais no acess point?

Os acess point têm alcances diversos e também muitos tipos de potência, assim como se nota nos roteadores. Por causa disso, deve-se saber como é que se deseja usar o AP e conferir na sua embalagem se ele pode funcionar desse modo. Certos equipamentos podem ter os três papeis que foram explicados e, além destes, dá para usá-los em mais configurações.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − quinze =