Connect with us

Internet das coisas

O que é o IMEI do celular?

Published

on

O IMEI é o Mobile Equipment Identity, ou seja, é uma maneira eletrônica de cada um dos aparelhos celulares do mundo serem identificados.

Na prática, o IMEI poderia ser assemelhado ao IP de um computador ou até de um RG: cada um dos aparelhos celulares tem o seu próprio.

Da mesma forma que o IP, ele também serve para que os aparelhos sejam rastreados: é por causa disso que, no caso de perda do telefone ou do roubo, é preciso fazer o bloqueio do IMEI.

Isso impede que terceiros possam utilizar o aparelho de qualquer maneira que seja, especialmente para fins ilegais.

o que é imei

Na verdade, esse número não é somente para identificar que existe determinado celular: a descrição dele também fica registrada por esse código de identificação.

Sendo assim, uma fabricante que precisa conferir o aparelho da linha X pode colocar o seu IMEI para saber que recursos ele tem e muitos outros dados.

A localização dele é escondida: os usuários precisam retirar a tampa traseira do celular, que é onde fica a bateria. Normalmente, existe uma pequena placa embaixo da bateria e uma das informações dela é o Mobile Equipment Identity.

Além disso, a caixa do aparelho celular também pode ter a numeração do IMEI na sua etiqueta.

Leia mais: N Card Netshoes

Como se faz o bloqueio dele?

Para que esse bloqueio possa ser realizado, é preciso que o dono do aparelho celular tenha o número do IMEI em um lugar que não seja onde fica a bateria: afinal, se ele não estiver mais com o telefone, não poderá consultar também o número. Por isso, é melhor que ele fique em um papel.

Antes, deve-se fazer o Boletim de Ocorrência porque a operadora vai solicitar isso para fazer o bloqueio. Ressalta-se que não importa se o dono apenas o perdeu: também existe B.O específico para quando ocorre perda.

Depois que o boletim de ocorrência está registrado, é preciso ligar para a operadora: será preciso dar a ela o número do IMEI para que o bloqueio seja feito no celular correto.

Cabe dizer que a operadora poderá exigir que se mande um fax com uma cópia do B.O antes de autorizar o bloqueio. Como o e-mail é mais utilizado que o fax, é comum que elas aceitem que se encaminhe o boletim de ocorrência escaneado.

Uma dica é que o papel no qual o IMEI está nunca fique na carteira: geralmente, ela é levada junto ao celular e, mais uma vez, a pessoa não terá o Mobile Equipment Identity.

O que acontece depois que o IMEI foi bloqueado?

O bloqueio desse código é uma coisa definitiva: quando a operadora bloqueia, aquele aparelho celular nunca mais será usado. Dessa forma, quem estiver com o telefone não poderá utilizá-lo para nada, mas o seu dono também não, no caso de ele ser recuperado.

Apesar de ser quase como quebrar o celular, esse é um prejuízo que acarretará segurança, já que muitos bandidos aplicam golpes por meio dos telefones que roubam.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =