Connect with us

Sistemas Operacionais

Saiba mais sobre Sistemas Operacionais – Apresentação

Published

on

Apresentação

Sejam bem vindos à série de conteúdo sobre Sistemas Operacionais.

Este conteúdo é proporcionado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) tendo em vista como uma das disciplinas do curso de Engenharia da Computação da Univesp. Ministrado pelo professor da Universidade: Jó Ueyama.

Uma série de 29 artigos com conteúdo de alto nível que vem pra tirar todas as suas dúvidas sobre Sistemas Operacionais. Aproveite, acompanhe e aprenda em casa!

Iremos abordar através desta disciplina o conteúdo que vai definir o conceito de sistema operacionais. Um conceito importante, uma vez que um sistema operacional, é considerado um software básico.

Sendo um software básico, ele permite que outros softwares possam ser criados a partir deste. O sistema operacional tem essa característica.

O que vamos aprender?

Além dos conceitos de SO, vamos aprender também a parte de programação concorrente e paralela. Essa programação vai dar o suporte de software para as arquiteturas que hoje em dia são largamente comercializadas, essas arquiteturas são, por exemplo, as de multicore.

Então, não adianta adquirir uma plataforma onde não estejam explorando totalmente essa arquitetura, também, criarem uma aplicação sequencial se a arquitetura permite uma programação concorrente paralela.

Vamos mostrar essa importância de programação concorrente paralela, algumas abordagens de como se criar essa programação, diferenciar a concorrência com paralelismo e posteriormente a isso iremos falar sobre a gerencia de recursos. São recursos do próprio sistema computacional, como: memória, processador, dispositivos de entrada e saída, assim também, como os arquivos.

Voltando um pouco, pro que essa disciplina pode ser tão importante; Hoje em dia tem várias arquiteturas e vários sistemas operacionais diferentes.

Tais como: Android, um sistema operacional para smartphone, esses smartphones atuais têm suporte para paralelismo e sendo assim, portanto, é bastante importante aprender a programar esses dispositivos multicore.

Uma vez que esses dispositivos já vem com o suporte de hardware pra isso. Ou seja, tais conceitos serão essenciais para que possamos então criar essas aplicações, conhecer um pouco sobre SO.

Os SO´s que vamos abordar são eles o Linux, Windows, IOS, que são todos sistemas operacionais que possuem a função de poder fazer a interface, assim como, fazer o gerenciamento de recursos, e hoje em dia alguns recursos são bastante escassos em alguns dispositivos.

Traremos esse aprendizado teórico, e esperamos que vocês obtenham-se dele.

Até a próxima!

Fonte: INIVESP/YouTube

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *