Neste primeiro assunto sobre Sistemas Operacionais iremos falar sobre o conceito de SO, para um melhor entendimento esclarecedor no decorrer da série destes artigos sobre o que viria a ser um Sistema Operacional. acompanhe e saiba mais!
Conceito de Sistema Operacional (SO)
Simplesmente essencial, esta é a palavra que define o SO. Sem ele o sinais enviados do processador simplesmente não serviriam pra nada. Basicamente seu papel é transformar os sinais de energia em imagens e textos, para que possamos interagir. Ele é a principal ponte entre Pessoa – Máquina.
Está presente em celulares, tablets, computadores, vídeo games e até mesmo em televisões e relógios inteligentes. Isso porque em todos os aparelhos digitais existe a necessidade do ser-humano controla-lo e para isso também é preciso de algo que faça essa comunicação.
Devido à grande variedade de aparelhos, os SO´s tiveram que se adaptar a cada um deles. Existem diversos deles, cada um para determinada exigência, mas para facilitar iremos falar dos três mais populares sistemas conhecidos, que pertencem a três gigantes empresas globais: Microsoft Windows, Google Android, Apple IOS.
Conhecendo suas variações.
Microsoft Windows:
Computadores: Windows
Celulares: Windows Mobile
TV´s: (não há esse sistema)
Google Android:
Computadores: Chrome OS
Celulares: Android
TV´s: Android TV
Apple IOS:
Computadores: OS X
Celulares: IOS
TV´s: tv OS
Como você pode ver acima, um único sistema pode variar entre Mobile, para atender os celulares por exemplo ou até mesmo T V, para as Smarts Tvs.
Visualmente falando, os sistemas operacionais são toda a interface do dispositivo, ele é também o local onde os programas irão se basear para serem rodados. Por isso, não é possível abrir um programa feito para seu Iphone em um computador rodando Windows.
Tecnicamente falando, um sistema operacional, assim como aplicativos de celulares, também se atualizam transformando-se em versões melhoradas de seu antecessor.
Para ficar mais simples de entender o que ele realmente é; e faz. Vamos dividir seu nome.
Sistema: do latim systema, um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que integram entre si.
Operacional: que pode ser aplicado em operações; que contribui para a obtenção de um resultado pretendido.
Ou seja, um sistema que deve fazer operações que no caso são os comandos dados pelo usuário.
Complicados e cada vez mais complexos, porém, essenciais. Sem eles você não estaria lendo este artigo ou talvez seu celular nem existiria.
A importância do SO
Aplicação sem o SO: gasto maior de tempo de programação, aumento da dificuldade, usuário preocupado com detalhes de hardware.
Aplicação com o SO: maior racionalidade, maior dedicação aos problemas de alto nível, maior portabilidade.
Definição de SO
Um Sistema Operacional é um programa, ou conjunto de programas, inter-relacionados cuja finalidade é agir como:
1) Intermediário (ou interface) entre o usuário e o hardware.
2) Gerenciador de recursos.
Objetivos contraditórios: conveniência, eficiência, facilidade de evolução, a melhor escolha sempre DEPENDE de alguma coisa.
Vantagens:
Apresentar uma máquina mais flexível;
Permitir o uso eficiente e controlado dos componentes de hardware;
Permitir o uso compartilhado e protegido dos diversos componentes de hardware e software, por diversos usuários.
Formas de processamento do SO
Serial (monoprogramação): recursos alocados a um único programa.
Concorrente (multiprogramação): recursos dinamicamente reassociados entre uma coleção de programas em diferentes estágios.