Connect with us

Programas

WhatsApp: como recuperar mensagens apagadas em seu Android

Published

on

O WhatsApp registra cada uma das conversas que os internautas têm, a não ser que eles decidam exclui-las por completo ou que apaguem apenas algumas das mensagens. Nas duas situações, é possível que o internauta queira essas mensagens de volta: seja porque as excluiu erroneamente ou porque existem informações lá das quais está necessitando.

 

As pessoas conseguem recuperar as mensagens apagadas quando estão usando com smartphone Android e não é necessário baixar nenhum aplicativo. Essa recuperação é por meio das configurações do smartphone, já que existe uma pasta onde as conversas ficam guardadas, até mesmo as que foram excluídas.

Como os internautas podem recuperar essas mensagens?

Um dos é ir até a pasta de gerenciamento de arquivos, que pode ser chamado de “Meus Arquivos” em algumas versões do Android. Abrindo-o, os usuários buscam por WhatsApp, que será o nome de uma das pastas, escolhendo depois por “Database”, que é como uma subpasta. Haverá uma espécie de cópia de cada mensagem e os internautas podem abri-las de novo, mas não podem colocá-las de volta no aplicativo.

No entanto, o nome “database” não é à toa: é porque todas as mensagens estão guardadas de acordo com as suas datas. O problema é que o aplicativo não vai recuperar as mensagens se elas forem antigas e é por isso que o usuário tem de alterar as datas: basta colocar a data do dia em questão para todos os arquivos. Fazendo isso, o sistema do app vai acreditar que a exclusão não tem 24 horas e realizará a restauração de todas as mensagens.

Para as pessoas que já usaram o MSN, o sistema é parecido com quando se fazia uma cópia das conversas. O indivíduo passava a ter um arquivo de internet, que funcionava no navegador, com todas as mensagens, mas elas não eram recolocadas na plataforma do MSN.

Um modo mais simples, mas que não funciona para qualquer ocasião, é reinstalar o app. Sempre que se quer instalar de novo o WhatsApp antes de 24 horas da desinstalação, é perguntado se o usuário tem interesse em realizar backup: se ele o pedir, todas as conversas que estavam no app são recuperadas, ainda que a pessoa tenha apagado antes de desinstalar o WhatsApp. Além de o celular costumar ter um gerenciador de arquivos, o usuário também poderá procurar por um gerenciador melhor na Google Play Store.

Como impedir essa perda das mensagens?

Para que os internautas nunca percam nenhuma das mensagens do WhatsApp, eles devem configurá-lo para que um backup diário seja realizado. Sendo assim, a nuvem do Google vai ficar com essas conversas armazenadas e a pessoa que não tiver mais o app ou que apagar alguma mensagem poderá ir ao One Drive e localizá-las.

Para que o próprio app não exclua sozinho nenhuma conversa ou mensagem, o dispositivo precisa ter um antivírus. No caso de o smartphone ser contaminado, é possível que alguns dos arquivos de mensagens sejam atingidos, como os arquivos do desktop.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =