Connect with us

IP

10.0.0.3

Published

on

Muitos roteadores que são usados em empresas precisam de uma configuração diferente porque a sua utilidade é diferente: sendo eles de uma rede privada, ou seja, tendo informações que circulação por todos os computadores daquele ambiente, é fundamental que se use um IP diferente.

No entanto, por que um IP? Por que as pessoas usariam um endereço de rastreamento para a configuração de um roteador?

Aí é que vem o que muitos internautas não conheciam: a utilidade que alguns IPs têm para fazer configurações, inclusive as que são de roteadores especiais. Esses endereços eletrônicos são os chamados “IPs de configuração” e o 10.0.0.3 integra esse tipo de classe.

Ele poderá ser empregado até mesmo com os roteadores domésticos: algumas marcas aceitam que a sua página de ajustes seja aberta com esse código.

O que é que as empresas podem acertar com o 10.0.0.3?

O canal, por exemplo, as entradas da conexão e até os nomes de identificação dessa rede serão facilmente alterados a partir da página de configuração.

Todavia, as opções que os internautas colocarem nesse ajuste terão impacto direto sobre a maneira como os computadores vão acessar a Internet e é necessário cuidado: mexer em configurações desnecessárias é a causa de muitos internautas precisarem fazer formatações.

Pensando que a rede privada é uma rede de muitos computadores conectados, esse cuidado é mais necessário: em uma empresa, ficar sem a conexão com a rede é um tempo valioso desperdiçado.

A melhor opção é que um técnico de Informática faça essas devidas configurações para os empreendedores ou que os que querem fazer sozinhos limitem-se àquilo que a operadora de Internet indica.

Começando esses ajustes, os usuários colocarão o IP na sua barra de endereços, exatamente no espaço onde digitam os sites quando vão acessá-los.

Usando o “enter”, eles vão entrar nessa página de ajustes e realizarão um login que eles podem criar, lembrando que o login para os ajustes é o mesmo e não importa quantos computadores estejam nessa rede privada.

Depois que o login está feito, os usuários vão passar por todos os indicadores de configuração e parar naqueles nos quais eles querem fazer mudanças. Uma aba pela qual eles não poderão passar sem alterar é a do wireless: é essencial que um nome, pelo menos, seja dado para essa conexão.

Diz-se “pelo menos” porque algumas empresas ou mesmo casas não colocam senha em seu wireless e essa é uma opção que os roteadores dão e que não traz qualquer prejuízo para a conexão.

Assuntos Relacionados:

Roteador não veio com uma senha: o que se faz para usar o 10.0.0.3?

O fato de o roteador não ter vindo com a sua senha não é um problema, já que se pode fazer uma. Entretanto, é bom ligar para a companhia que o fabricou para garantir que realmente não há senha: é possível que ela exista e que o usuário não esteja encontrando-a.

Não havendo de verdade, a primeira página de ajustes, ou seja, aquela que pede o login, tem link para cria-lo.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: 10.0.0.4 - Login Roteador e Configuração do Wi-Fi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dez =