Olá, meu amigo! Quer configurar seu roteador de endereço IP 192.168.0.1 e não sabe por onde começar? Fique tranquilo, ensinaremos aqui, num breve tutorial, como mudar a senha do wi-fi através do endereço http://192.168.0.1.
A grande maioria dos roteadores no Brasil utiliza o endereço ser o 192.168.0.1, o que significa que é isso que se colocará na barra de endereço do navegador quando se quiser começar uma configuração desse dispositivo.
Aliás, essa configuração é muito útil para situações diversas. Primeiramente, ela é vital para que qualquer rede roteador doméstico funcione: é preciso que ele seja reconhecido, ou seja, instalado em algum computador, e que seja habilitado para que distribua a Internet.
Assista um Vídeo Tutorial de Como Configurar sua Rede Rapidamente
O nível de configuração que se pode ter com esse endereço de IP é tão grande que até barrar alguns celulares para que eles não acessem, assim como os tablets e outros aparelhos, pode ser feito.
192.168.o.1
Como muitos usuários sabem, há uma espécie de confusão no momento de digitar o caminho (endereço IP) de acesso, abaixo vemos alguns dos principais erros ao digitar o endereço 192.168.0.1:
- 19216801 (sem o uso de pontuação)
- 192.168.01 (falta de um ponto após o zero)
- 192.168.o.1 (uso da letra “o” ao invés do número zero)
Portanto, saiba disso de antemão e evite cair em telas de erro de conexão.
Tabela de Senhas Padrão de Roteadores
Para descobrir qual a senha padrão do seu roteador, você pode consultar sites já consolidados no assunto e que trazem tabelas mais completas e focadas em roteadores mundiais e brasileiros.
O site Clube do Wi-Fi (que trás em seu nome um dos principais endereços IP) reuniu uma lista a qual você pode conferir clicando no link abaixo:
O site acima foca mais nos roteadores brasileiros, agora você terá um exemplo de site que explora a nível mundial as marcas de roteadores e suas senhas padrão, veja:
Senhas: como será feita a configuração do 192.168.0.1?
Na maioria das vezes, é o usuário quem cria a sua própria senha e faz o seu nome de usuário. Porém, algumas empresas de roteadores dão previamente esse login e ele vem na caixa, devendo-se copiá-lo com cuidado.
O local onde esse usuário e senha serão escritos é o IP do título, que será posto na barra de navegação.
As senhas que são perdidas podem ser substituídas sem que o usuário perca tudo o que configurou.
Para ver o painel de configuração, vale usar o “admin” em todas as áreas do login e, depois, restabelecer a senha. No caso de serem os usuários que criam, é claro que será mais simples: eles criarão outra.
Porém, quando é a companhia de roteadores que fornece, será necessário entrar em contato e solicitar à Ouvidoria outra senha e outro usuário.
Vale dizer que as formatações dos roteadores apagam tudo, inclusive o nome de usuário e a senha anteriores, fazendo com que tudo seja colocado de novo.
Assim, os usuários que já tinham ligado para a Ouvidoria e requerido uma senha farão isso pela segunda vez e os que ainda têm a senha de fábrica só a escreverão.
Cuidados com a Configuração
As configurações dos roteadores têm uma área chamada DHPC e ela precisa sempre estar ativa, inclusive quando se trata de wi-fi.
Na parte da conexão LAN, é necessário que o IP esteja mostrado e que se atente para os usuários que são permitidos e também para a chamada máscara de rede.
Quando não existe um modem que fica plugado ao roteador, os usuários podem desabilitar o “brinding” da sua rede sem fio e essa opção fica em WDS.
Os usuários podem transformar o seu roteador em um aparelho mais seguro quando usam um programa antivírus, especialmente aqueles que fazem uma varredura na conexão wi-fi que foi configurada.
Com isso, pode-se ver se existe alguma ameaça e também fazer uma limpeza desses vírus.
Importa dizer que, no caso de o usuário notar que sua conexão está maliciosa e formatar o roteador, não será mudado o IP de sua configuração e nem as indicações: ele deve retornar ao WAN, por exemplo, e ao DHPC.