Como trocar a senha do roteador

As lojas de Informática e também as lojas on-line estão sempre repletas de roteadores para os internautas escolherem. Eles podem ter mais ou menos intensidade de sinal, podem alcançar uma casa maior ou um espaço menor, ter mais de uma antena e muito mais.

Porém, existem dados que são próprios de todo tipo de roteador: como o painel de configuração. Para ver esse painel, no entanto, os usuários precisam ter o nome de usuário que está configurado, além de ter a senha.

As opções para serem trocadas nesse painel são de acordo com a marca, mas a área para configurar a senha do wi-fi e para determinar qual porta será disponível para a conexão são sempre vistas.

Como se faz para alterar a senha?

Primeiramente vamos mostrar um tutorial em vídeo, caso você não queira assistir e preferir ler, continue lendo esse artigo:

Antes de explicar como é que as pessoas trocam as senhas do seu roteador, devem-se especificar quais são essas senhas, pois elas têm um passo a passo um pouco diverso.

No caso da primeira senha, que é aquela vista quando se usa o IP, ela pode ser trocada quando se clica em “mudar senha”, que também faz parte dessa página.

Um cuidado é quando o usuário configurou esse roteador por meio de uma senha que veio na caixa: sendo assim, é pouco provável que o aparelho deixe que o internauta prepare sozinho outra senha, sendo recomendado falar com a assistência técnica da marca.

Se a senha que será mudada é aquela da conexão wi-fi, será preciso usar a de acesso de configuração e, estando no painel, ir até onde se indica “wireless”.

Vale mencionar que cada roteador tem a sua linguagem e que, em alguns, essa área pode ser chamada por outro termo.

É na área “key” que se escreve a senha e é importante sempre clicar no botão “salvar”, se não o roteador continuará esperando a senha antiga para se conectar.

É indicado ainda que os internautas desconectem-se e que tentem acessar com a senha nova que fizeram. Indica-se ainda que eles desconectem cada um dos celulares que está usando o wireless e que se coloque neles a senha nova.

E quando essa mudança de senha não surte efeito?

Na realidade, a mudança de senha sempre funciona: achando a área na qual ela é mudada, não existe razão para que não se consiga trocá-la.

Todavia, isso não impede que exista dificuldade para se conectar logo após essa mudança e isso é porque ocorrem travamentos: em algum momento, depois que a senha é mudada, o aparelho pode “confundir-se” e não repassar o wi-fi.

leia também:

Para que essa confusão nas configurações seja resolvida, o roteador pode ser desligado da tomada, mas é importante que se deixe assim por uns dois minutos. Quando religado, ele mostrará todo o sinal de novo e pedirá a senha nova, inclusive nos dispositivos móveis.

Para eles, é eficiente até que se clique em “esquecer rede” e que se selecione a procura de wireless novamente. Achando o nome da conexão, os internautas colocam a senha nova e ela será guardada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.