Connect with us

Informativos

Não use seu computador em cima da cama! Veja por que!

Published

on

A razão pela qual muitas pessoas escolhem o notebook é a sua mobilidade: desde que ele esteja carregado, pode ser utilizado em qualquer ambiente sem a necessidade de uma tomada. É por causa disso que muitos internautas também o utilizam na cama ou em outras superfícies semelhantes, como sofás ou até no colo.

Ainda que essa seja uma prática que se vê sempre, é muito perigosa e poucos internautas levam isso a sério. O perigo existe tanto para o notebook quanto para a própria pessoa e cabe explicar a razão desse perigo a fim de que as pessoas passem a colocar o seu computador apenas em superfícies apropriadas e que sejam frias.

Por que colocar o notebook na cama é perigoso?

Tanto o colchão quanto os cobertores e outros tecidos fazem com que a temperatura do notebook fique muito elevada. Naturalmente, esse equipamento já esquenta, como qualquer PC, mas o fato de ele estar apoiado em panos faz com que os graus sejam ainda maiores.

Os danos relacionados a essa quentura podem ser desde travamentos sérios até a queima de peças do hardware, inclusive porque eles ficam em um espaço bem pequeno. Se o fabricante não incluiu nesse notebook medidas para que ele tenha mais resistência à quentura, existe a possibilidade até de ele explodir.

Isso pode aparentar ser um exagero, mas é um perigo: existem centenas de fios e de conexões dentro daquela estrutura de plástico e um aumento muito grande de temperatura e constante pode realmente ocasionar uma explosão.

Onde o notebook deve ser posto?

O ideal é que os notebooks sejam posicionados sempre em superfícies que não aumentem de temperatura com facilidade, tais como o chão ou as peças de madeira, como cadeiras e mesas. No caso de a pessoa estar com o notebook em um lugar onde não existam mesas, é melhor que ele seja colocado em cima de uma mochila ou algo que fique entre esse computador e as pernas do indivíduo.

Também não se recomenda que o notebook fique constantemente ligado na tomada: ainda que a bateria já esteja carregada e que ela não absorva mais a carga, ainda haverá aumento de temperatura e, consequentemente, o risco de acontecer uma explosão ou o dano no hardware.

A opção para quem quer utilizar o notebook a cama é adquirir uma ventoinha externa: trata-se de uma plataforma na qual fica um pequeno ventilador e o computador é posto em cima dele. Sendo assim, esse ventilador joga constantemente vento na parte inferior do notebook, mantendo-o resfriado e não deixando que ele fique em contato com a cama.

O que se faz se o notebook está esquentando?

Primeiro precisa-se avaliar se a ventoinha do notebook não deixou de funcionar ou se ela está danificada, ressaltando-se que isso deve ser analisado por uma assistência técnica e que não se deve tentar abrir o notebook. Também se pode tentar diminuir a quantidade de programas que funcionam de modo simultâneo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *