Onde posso fazer Guest Post?

Já é conhecimento comum no mundo dos webmaster que fazer guest post é uma das melhores formas de construir autoridade na internet somente com tráfego orgânico e, consequentemente, garantir o aumento da autoridade do domínio. 

Ao criar um site, o maior objetivo sempre é conquistar visitantes e frequentadores. Claro que há muitas táticas utilizadas para aumentar o tráfego orgânico de um site, como o investimento em conteúdo de valor aliado às técnicas do SEO para blog — pois, nesse caso, a ideia é somar a relevância de um conteúdo à visibilidade que o site precisa para deslanchar.

Quem trabalha com criação de conteúdo para sites sabe o quanto essa tarefa pode ser cansativa, até porque, se feita incorretamente, não gera resultados positivos.

Mas por que fazer guest post é comprovadamente uma forma de melhorar a performance de um site? Porque nenhum site está isolado, ou, pelo menos, não deveria estar.

Para conquistar espaço na internet é preciso ter influência, no sentido de fazer parcerias para apresentar-se a novos públicos. Isso tudo pode ser conquistado ao fazer guest post.

Veja a seguir o que é, quando fazer e quais são os benefícios de fazer guest post e se empenhar nessa prática constante. Saiba também onde conseguir os melhores guest posts e quando aceitá-los em seu próprio blog!

Como captar clientes pela internet com sucesso?

O que é fazer Guest Post?

Fazer guest post é semelhante a criar um conteúdo para seu próprio site. A única diferença é que esse conteúdo, precisamente um artigo, será publicado na página de outra pessoa, que age como sua anfitriã.

Em suma, um guest post ocorre quando alguém abre o seu blog para o post de um blog parceiro.

Quando fazer?

Os guest posts demonstram, em forma de publicação, a parceria entre dois sites: o que publica e o que produz o conteúdo publicado. Portanto, você deve fazê-lo quando conseguir uma parceria com um site no qual o assunto abordado tem a ver com algum tema que o seu blog domina.

Por exemplo, um blog de Matemática abre espaço para um guest post de outro blog que resolve questões de matemática como conteúdo principal.

Obviamente, o guest post será agregador, pois trará valor ao blog que abriu espaço. Ao mesmo tempo, apresentará um novo público ao blog que fez o conteúdo novo.

Benefícios de fazer Guest Post

Uma parceria desenvolvida ao fazer guest post certamente traz uma série de benefícios mútuos para os donos de ambos os sites. Podemos elencar as vantagens desde o aumento do tráfego orgânico até a otimização das redes sociais e novas oportunidades de mercado.

Aumento do tráfego orgânico

Trata-se de uma conta simples: quanto mais exposto o seu site ficar a um novo público, maiores são as chances de receber cliques de novos usuários. Esse é o principal benefício de fazer guest post, pois, você ganha, de forma automática, contato com pessoas que ainda não conheceram o seu site.

Autoridade

Um dos fatores de ranqueamento para obter autoridade de domínio, isto é, uma boa posição na página de resultados do Google, é a influência de um site. Para conseguir influência, é necessário buscar parcerias.

Além disso, a autoridade se materializa na troca de links externos, o que permite um link building mais robusto para seu site.

Visibilidade para um novo público

Ainda que você não receba o clique imediato de cada usuário do blog que o convidou para fazer guest post, ainda assim seu site estará exposto a um novo público, pois o mesmo usuário pode ler seu post mais de uma vez e, em uma dessas vezes, visitar o seu site.

Em suma, toda exposição em guest post é válida, desde que o seu post cause boa impressão.

Possibilidade de novos parceiros

Fazer guest post de qualidade pode ser uma semente plantada para parcerias duradouras. É preciso investir em pesquisa e comunicação para conquistar novos parceiros, a fim de oferecer valor para conseguir um guest post.

Mas, se o guest post for um sucesso, a chance de ser convidado novamente só aumenta. Com o tempo, muitas colaborações podem surgir.

Oportunidade de investir em Newsletter (ótima opção de link interno)

A newsletter é uma das formas mais inteligentes de utilizar e-mail marketing. Através do guest post, você pode anunciar que tem uma newsletter e assim captar possíveis usuários frequentes para o seu blog.

A newsletter também é uma excelente oportunidade de obter links internos, o que contribui ainda mais para o crescimento do seu link building.

Ranqueamento

O ranqueamento é uma consequência direta da construção de autoridade online, para a qual fazer guest post serve. O Google ranqueia muito bem os sites que demonstram a sua influência em meio a outros, o que é o exato efeito que a parceria para guest post promove.

Otimização das Redes Sociais, Relevância e oportunidades de mercado

Além de obter links para seu site, com um guest post você pode convidar os usuários do blog a conhecerem suas redes sociais, onde o potencial de compartilhamento e viralização é muito grande.

Dessa forma, fazer guest post alimenta a rede social, ao mesmo tempo em que a visibilidade da rede aumenta o tráfego orgânico do seu site.

As métricas mais importantes das redes sociais

Como conseguir onde fazer Guest Post?

Uma vez demonstrado o valor de fazer guest post, resta a questão: como conseguir esse tipo de parceria?

Pesquise bons parceiros

O primeiro passo é pesquisar, na ferramenta de busca, quais são os sites que têm bons públicos e se especializam em assuntos que o seu blog domina. Deve haver um campo de familiaridade entre o que você diz e o blog que você tem como alvo.

Sites muito populares não se abrem para os novos com facilidade, mas é possível conseguir boas parcerias aos poucos, especialmente se empregar as táticas a seguir.

Inicie relacionamentos e faça contatos

É necessário ir atrás desses blogs, mas como? Segui-los nas redes sociais, trocar mensagem, comentar em seus conteúdos e, aos poucos, sem ser incisivo, estabelecer contato.

Eventualmente, a troca de mensagens e informações acontecerá de maneira natural. Após estabelecer relacionamentos, aí sim você pode fazer guest post.

Capriche no portfólio e qualidade do conteúdo

Já prepare o seu portfólio com os melhores artigos e conteúdo, especialmente os que tem tudo a ver com o blog de seu interesse. O ideal é demonstrar a qualidade e o quanto você é capaz de agregar ao fazer guest post.

O que escrever num bom Guest Post?

Escreva para o site de outra pessoa como se fosse para o seu, isto é, com a intenção de entregar conteúdo de valor e de prender o leitor. O conteúdo deve ter novidades, mas, simultaneamente, precisa estar de acordo com o universo explorado pelo blog que cedeu espaço para você.

Alguns cuidados são necessários na hora de fazer guest post. Além do conteúdo relevante e do tema adequado ao blog, o seu post deve se adequar à linguagem e formatação do blog, pois não pode parecer diferente do que é normalmente publicado.

Afinal de contas, o guest post é o ato de “abrir a casa” para alguém, portanto obedeça a cada norma da casa.

E quando aceita Guest Post de parceiros no meu blog?

Assim como os grandes sites têm critérios para aceitar guest posts, você também deve ter em seu site. Seu trabalho é mostrar ao parceiro qual tipo de post você procura, qual linguagem usar e como formatar.

Busque saber, de antemão, o conteúdo do site dessa pessoa e peça o portfólio com seus melhores conteúdos, para que você tenha noção do que sairá no guest post.

Fazer guest post é uma prática que envolve pesquisa, relacionamento e muita técnica. Mas, uma vez que você domina tudo isso, as recompensas para seu site são infinitas! Conforme seu site cresce, já comece a sondar futuros parceiros e se empenhar para tornar-se um excelente produtor de guest post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.